settings icon
share icon
Pergunta

O que significa que ‘o viver é Cristo’ (Filipenses 1:21)?

Resposta


Filipenses 1:21 diz: “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” A maioria das pessoas se concentra na segunda parte do versículo, “o morrer é lucro”, e contempla as alegrias do céu. Mas não devemos ignorar o que vem antes. A importância da frase “o viver é Cristo” não pode ser exagerada. Esta frase deve ser central para a vida de todo cristão.

Nesta declaração, o apóstolo Paulo está dizendo que tudo o que ele tentou ser, tudo o que ele era e tudo que ele ansiava ser apontavam para Cristo. Desde a conversão de Paulo até o seu martírio, cada movimento que fez visava o avanço do conhecimento de Cristo, assim como do Seu evangelho e de Sua igreja. O objetivo singular de Paulo era trazer glória a Jesus.

“O viver é Cristo” significa que proclamamos o evangelho de Cristo. Paulo pregou nas sinagogas; ele pregou nas margens dos rios; ele pregou como prisioneiro; ele pregou como um apóstolo; ele pregou como fabricante de tendas. Sua mensagem era constante: “Jesus Cristo e este crucificado” (1 Coríntios 2:2). Ele trouxe a mensagem do sacrifício de Cristo a reis, soldados, estadistas, sacerdotes e filósofos, judeus e gentios, homens e mulheres. Ele pregava literalmente para qualquer um que ouvisse.

“O viver é Cristo” significa que imitamos o exemplo de Cristo. Tudo o que Jesus fez e disse, isso é o que Paulo queria fazer e dizer. A igreja se beneficiou do seu exemplo piedoso: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1 Coríntios 11:1). O que Jesus faria? É isso que queremos fazer.

“O viver é Cristo” significa que buscamos o conhecimento de Cristo. Queremos conhecer a Cristo mais e mais a cada dia. Não apenas um conjunto de fatos sobre Cristo, mas o próprio Cristo. “… para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos” (Filipenses 3:10-11) .

“O viver é Cristo” significa que estamos dispostos a desistir de qualquer coisa que nos impeça de ter Cristo. O testemunho de Paulo a esse respeito: “Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé” (Filipenses 3:7-9). Nós nos apegamos à promessa de nosso Senhor em Marcos 10:29-30 de que nossos sacrifícios por amor de Jesus serão retribuídos cem vezes mais.

“O viver é Cristo” significa que Cristo é o nosso foco, nosso objetivo e nosso principal desejo. Cristo é o ponto central da nossa mente, coração, corpo e alma. Tudo o que fazemos, fazemos para a glória de Cristo. À medida que corremos a “a carreira que nos está proposta”, deixamos de lado o pecado que nos envolve e as distrações mundanas, “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus” (Hebreus 12:1-2). Ele é a nossa vida.

English



Voltar à página principal em português

O que significa que ‘o viver é Cristo’ (Filipenses 1:21)?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries