settings icon
share icon
Pergunta

O que é um vínculo de alma? Uma alma pode estar ligada a outra alma?

Resposta


A ideia de um vínculo ou elo de alma é uma crença da Nova Era que encontra suas raízes no misticismo hindu e na mitologia grega. Um elo de alma é frequentemente chamado de alma companheira, alma gêmea ou chama gêmea. Um elo de alma é supostamente sentido por duas pessoas que estão espiritualmente conectadas. Estar “ligado” indica que suas almas se originaram da mesma fonte espiritual antes de assumirem a forma física. A crença nos elos da alma está ligada à reencarnação, pois muitas pessoas acreditam que as duas metades de um elo da alma se encontrarão repetidamente à medida que forem reencarnadas.

Algumas pessoas apontam para 1 Samuel 18:1 como mencionando um elo de alma: “... a alma de Jônatas se ligou com a de Davi”. No entanto, este versículo está simplesmente dizendo, de maneira idiomática, que Jônatas e Davi estavam “unidos em íntima amizade”. Eles estavam comprometidos um com o outro, mas não havia união mística de almas.

O conceito de um elo de alma ou alma gêmea vem de Platão. Em sua obra O Simpósio, Platão conta uma história cômica sobre os primeiros seres humanos que tinham duas faces e quatro braços e pernas. Esses humanos ameaçaram derrubar os deuses, então, em resposta, os deuses dividiram os humanos em dois. Isso garantiria o dobro do tributo que os deuses receberiam dos humanos, além de humilhar a humanidade. Após a separação, porém, os humanos ficaram tão infelizes que pararam de comer, então os deuses costuraram seus corpos e os curaram. Desde então, de acordo com o mito, o ser humano busca a outra metade que lhe foi tirada pelos deuses e, ao encontrá-la, sente-se completo. Muita literatura e arte romântica é baseada neste conceito.

Os humanos muitas vezes se sentem incompletos. A solidão e a sensação de que algo está faltando é um sentimento universal. É possível viver nas maiores cidades do mundo, cercado por outras pessoas, mas ser dominado pela solidão. Esse sentimento de incompletude não se resolve nem supera com o amor romântico, como pode atestar qualquer pessoa que já se apaixonou.

O único “elo de alma” verdadeiramente satisfatório é aquele que podemos desfrutar com o nosso Criador. Deus formou o homem para desejar um relacionamento com Ele, e quando estamos “ligados” a Ele em nossas almas, sentimo-nos satisfeitos (Salmo 1; João 3:29; 7:38; 16:22). Infelizmente, o pecado nos leva constantemente a encontrar essa satisfação em outro lugar (Jeremias 2:13). Qualquer coisa, de um ídolo pagão a uma taça de vinho, pode se tornar nosso substituto para Deus. Amantes, drogas, trabalho, televisão, esportes e até nossas próprias famílias podem se tornar ídolos quando tentamos encontrar completude neles ou quando os usamos como distração do vazio que sentimos sem Deus. A Bíblia nos diz para permanecermos em Cristo ou não podemos fazer nada (João 15:4), e isso é surpreendentemente verdade, tanto em um nível espiritual profundo quanto em um nível prático diário. A disfuncionalidade pessoal está inextricavelmente ligada à nossa distância de Deus. Quando buscamos um elo de alma entre nós e o nosso Criador, todas as outras coisas de que precisamos — incluindo alegria, prazer, satisfação, segurança e integridade — nos serão acrescentadas (veja Mateus 6:33: Salmo 16).

English



Voltar à página principal em português

O que é um vínculo de alma? Uma alma pode estar ligada a outra alma?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries