settings icon
share icon
Pergunta

Qual é a chave para viver uma vida cristã vitoriosa?

Resposta


A vida cristã vitoriosa é a vida que se vive, pela fé, numa entrega a cada momento a Deus. A vida cristã vitoriosa está enraizada e fundamentada na fé. Todo Hebreus 11 conta as histórias de homens e mulheres que, pela fé, foram vitoriosos de alguma forma. Nosso Deus é sempre vitorioso, não importa o inimigo. Mesmo a cruz de Cristo não foi uma derrota para o Senhor, mas uma vitória: “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso”, disse Jesus na última semana do Seu ministério terreno. Em Seu julgamento perante o sumo sacerdote, Jesus testificou: “Eu sou, e vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo com as nuvens do céu” (Marcos 14:62). Essa é a vitória que os crentes compartilham.

A vida cristã vitoriosa é uma vida vivida em triunfo sobre “tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida” (1 João 2:16). É a conquista do medo, conhecendo a paz de Deus (João 14:27; 16:33). É a perseverança por meio de “tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada” (Romanos 8:35), mostrando-nos “mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (versículo 37). A vida cristã vitoriosa naturalmente leva à derrota da própria morte (1 Coríntios 15:54-55) e a uma gloriosa recompensa no céu (Apocalipse 21:7).

“O justo viverá por fé” (Romanos 1:17), e é impossível enfatizar demais a importância da fé em viver a vida cristã vitoriosa: “… porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” (1 João 5:4-5).

Parte de viver a vida cristã vitoriosa é lidar adequadamente com a tentação. 1 Coríntios 10:13 diz: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” No contexto deste versículo, Paulo está falando a uma igreja cercada de idolatria e tentação. Havia pressões sociais, financeiras e políticas para voltar aos seus velhos hábitos e participar de práticas pagãs. Deus em Sua fidelidade disse a eles, e a nós, que não há tentação em nenhum lugar, em nenhum momento, que O pegue de surpresa, e Ele sempre fornecerá uma forma de escaparmos dela e, assim, perseverar. Quando um cristão enfrenta uma tentação, Deus sempre dará uma maneira clara de evitar o pecado, mas ainda é opção do indivíduo escolher a saída ou não. Evitar a tentação requer submissão a Deus a cada momento.

Em João 15, Jesus conta uma parábola que dá a chave para a vida cristã vitoriosa. Jesus Cristo é a videira, a fonte de vida, saúde e plenitude, e nós somos os ramos, totalmente dependentes da videira. A palavra usada repetidamente ao longo da passagem é mais frequentemente traduzida como “permanecer”. A palavra grega original realmente significa “fique onde está”. Onde está o cristão? O cristão está em Cristo (Efésios 2:13).

A vida cristã vitoriosa é uma jornada de fé, não apenas para a salvação eterna, mas de decisões diárias que se transformam em um estilo de vida que reflete Cristo (Gálatas 2:20). A fé é a calma certeza de que o que ainda não vemos é muito mais real, mais substancial, mais confiável do que o que vemos (Hebreus 11:1). A vida de fé escolhe crer em Deus em todas as coisas (Romanos 4:3). “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória” (Colossenses 3:1-4).

A vida cristã vitoriosa é vivida com os olhos postos nas coisas do céu, não deste mundo. Jesus é o nosso modelo nisto: “…olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma” (Hebreus 12:2-3). A vida eterna do crente está seguramente estabelecida em Cristo. Nós também estamos à direita de Deus, pela fé. O cristão vitorioso é aquele que vive nessa realidade.

English



Voltar à página principal em português

Qual é a chave para viver uma vida cristã vitoriosa?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries