settings icon
share icon
Pergunta

Há vida após a morte?

Resposta


Jó, falando em desespero, perguntou: “Morrendo o homem, porventura tornará a viver?” (Jó 14:14). Todos nós somos desafiados por essa questão. Há vida após a morte? O que acontece conosco depois que morremos? Simplesmente deixamos de existir? A morte é uma porta giratória para partir e retornar à terra? Todos vão para o mesmo lugar após a morte ou vamos para lugares diferentes? Existem realmente um céu e um inferno?

A Bíblia nos diz que sim, existe vida após a morte. Este mundo não é tudo o que existe e a humanidade foi feita para algo mais. Na morte, o corpo deixa de funcionar e inicia o processo de retorno à terra, mas a parte espiritual do homem continua viva: “... o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Eclesiastes 12:7; cf. Salmos 146:4).

Para aqueles que são redimidos e têm seus pecados perdoados, Deus dá a vida eterna, uma existência tão gloriosa que “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2:9). Essa vida eterna está inextricavelmente ligada à Pessoa de Jesus Cristo: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3). Na oração de Jesus nesta passagem, Ele iguala a “vida eterna” ao conhecimento de Deus e do Filho. “Quem tem o Filho tem a vida” (1 João 5:12).

Jesus Cristo, Deus encarnado, veio à terra para pagar pelos nossos pecados e nos dar o dom da vida eterna: “Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53:5). Três dias após a Sua crucificação, Jesus provou ser vitorioso sobre a morte ao ressuscitar da sepultura – Ele é a vida personificada (João 11:25) e a prova definitiva de que existe vida após a morte.

A ressurreição de Cristo é um evento bem documentado. O apóstolo Paulo convidou as pessoas a questionarem as mais de 500 testemunhas oculares que viram Jesus após a Sua ressurreição (1 Coríntios 15:6). Todos eles poderiam dar testemunho do fato de que Jesus está vivo e de que existe realmente vida após a morte.

A ressurreição de Cristo, que nos dá a esperança segura de vida após a morte, é a pedra angular da fé cristã (1 Coríntios 15:12–19). Como Cristo ressuscitou dentre os mortos, temos fé que nós também seremos ressuscitados. Como Jesus disse aos Seus discípulos: “Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis” (João 14:19). Cristo foi apenas o primeiro de uma grande colheita daqueles que serão ressuscitados para a vida (1 Coríntios 15:23). Assim como Deus ressuscitou o corpo de Jesus, nossos corpos também serão ressuscitados após o retorno de Jesus (1 Coríntios 6:14).

Contudo, o fato da vida após a morte não significa que todos irão para o céu. As pessoas continuarão a existir depois de morrerem, e algum dia haverá uma ressurreição, mas Deus faz uma distinção entre a ressurreição dos justos (aqueles que estão em Cristo) e dos injustos (aqueles que morrem em seus pecados): “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno” (Daniel 12:2). Paulo colocou desta forma: “tendo esperança em Deus, como também estes a têm, de que haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos” (Atos 24:15).

Cada pessoa deve fazer uma escolha nesta vida, uma escolha que determinará o seu destino eterno. Está ordenado que morremos uma vez, e depois disso virá o julgamento (Hebreus 9:27). Aqueles que foram justificados pela fé em Cristo irão para a vida eterna no céu, mas aqueles que rejeitaram a Cristo como Salvador serão enviados para o castigo eterno no inferno (Mateus 25:46). O inferno, assim como o céu, é um lugar literal. É um lugar onde os injustos experimentarão a ira eterna de Deus. O inferno é descrito como um lago de fogo onde os habitantes serão atormentados dia e noite para todo o sempre (Apocalipse 20:10). No inferno, haverá choro e ranger de dentes, indicando intensa tristeza e ira (Mateus 13:42).

Deus não tem prazer na morte dos ímpios, mas deseja que abandonem seus maus caminhos para que possam viver (Ezequiel 33:11). Entretanto, Ele não nos forçará à submissão; se decidirmos rejeitar a Cristo, o único Salvador, rejeitaremos o céu que Ele preparou e viveremos eternamente separados dEle. A vida na terra é uma preparação para o que está por vir. A fé em Cristo nos prepara para a vida após a morte: “Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (João 3:18).

Todos experimentarão a vida após a morte de alguma maneira. Para os crentes em Cristo, a vida após a morte é a vida eterna no céu com Deus. Para os incrédulos, a vida após a morte é a eternidade no lago de fogo. Como podemos receber a vida eterna e evitar o inferno? Só existe um caminho: através da fé em Jesus Cristo. Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” (João 11:25–26).

O dom gratuito da vida eterna está disponível para todos. “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36). Não nos será dada a oportunidade de aceitar o dom da salvação de Deus após a morte. Nosso destino eterno é determinado em nossas vidas terrenas pela recepção ou rejeição de Jesus Cristo. “... eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação” (2 Coríntios 6:2). Se confiarmos na morte de Jesus Cristo como o pagamento integral pelos nossos pecados, e crermos na Sua ressurreição dentre os mortos, temos a garantia de vida eterna após a morte, em glória (1 Pedro 1:3–5).

English



Voltar à página principal em português

Há vida após a morte?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries