settings icon
share icon
Pergunta

O que significa se vestir modestamente?

video
Resposta


Ao descrever para as mulheres na igreja o modo apropriado de se vestir, o apóstolo Paulo exorta-as a se vestirem "modestamente", com "decência e discrição" e então segue a contrastar vestir-se imodestamente com as boas ações apropriadas àqueles que professam ser verdadeiros adoradores de Deus (1 Timóteo 2:9-10). A modéstia no modo de vestir não é apenas para a igreja; é para ser o padrão para todos os cristãos em todos os tempos. A chave para entender o que constitui a modéstia no vestir é examinar as atitudes e intenções do coração. Aqueles cujos corações estão inclinados em direção a Deus se esforçarão para se vestir modestamente, com decência e de forma adequada. Aqueles cujos corações estão inclinados em direção a si mesmos vão se vestir de uma maneira destinada a chamar a atenção para si, com pouca ou nenhuma consideração pelas consequências para si ou para outros.


A mulher de Deus se esforça para fazer tudo com uma perspectiva divina. Ela sabe que Deus quer que o Seu povo se preocupe com a Sua glória e com o estado espiritual dos seus irmãos e irmãs em Cristo. Se uma mulher professa ser cristã, mas ainda se veste de uma maneira que irá indevidamente chamar a atenção para o seu corpo, ela é uma testemunha pobre dAquele que comprou a sua alma morrendo por ela na cruz. Está também se esquecendo de que o seu corpo foi redimido por Cristo e agora é o templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19-20). Ela está dizendo ao mundo que vê o seu próprio valor como puramente físico e que a sua atratividade depende de quanto do seu corpo é revelado publicamente. Além disso, ao se vestir de forma indecente, exibindo o seu corpo para que os homens a cobicem, ela faz com que seus irmãos em Cristo pequem - algo condenado por Deus (Mateus 5:27-29). Provérbios 7:10 menciona uma mulher "com vestes de prostituta e astuta de coração." Aqui vemos a descrição de alguém cuja condição do coração é apresentada por seu modo de vestir.

A Escritura diz que uma mulher deve se vestir modestamente, mas o que exatamente isso significa na sociedade moderna? Será que uma mulher tem que se cobrir da cabeça aos pés? Há seitas e religiões no mundo que exigem isso das mulheres. Mas será que esse é o significado bíblico da modéstia? Mais uma vez, temos que voltar para a questão das atitudes do coração. Se o coração de uma mulher estiver inclinado à piedade, ela vai usar roupas que não são nem provocadoras nem reveladoras em público; roupas que não refletem negativamente sobre o seu testemunho pessoal como filha de Deus. Mesmo quando todo mundo está se vestindo imodestamente, ela resiste à tentação de seguir a multidão. Ela sabe que esses tipos de roupas são projetados com a intenção de chamar a atenção para o seu corpo e fazer com que os homens a cobicem, mas ela é sábia o suficiente para saber que esse tipo de atenção só diminui o seu valor. A ideia de provocar os homens a pecarem contra Deus por causa da sua maneira de vestir lhe é repugnante porque o seu objetivo é amar e honrar a Deus e que os outros façam o mesmo. A modéstia na forma de se vestir revela uma modéstia e piedade do coração, atitudes que devem ser o desejo de todas as mulheres que vivem para agradar e honrar a Deus.

English



Voltar à página principal em português

O que significa se vestir modestamente?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries