ã
settings icon
share icon
Pergunta

Como posso vencer o mal com o bem (Romanos 12:21)?

Resposta


Romanos 12:21 diz: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Este versículo segue exortações como “abençoai os que vos perseguem” (versículo 14) e “não torneis a ninguém mal por mal” (versículo 17). O tema da passagem é como amar com sinceridade (versículo 9), e as instruções exigem que deixemos de lado as nossas inclinações naturais. O caminho de Deus sempre desafia a nossa natureza carnal e nos chama a viver em um nível mais alto pelo poder do Espírito. A tendência humana é de amaldiçoar aqueles que nos amaldiçoam e tentar vencer o mal com mais mal. Entretanto, de acordo com Romanos 12:21, só podemos vencer o mal com o bem. A bondade de Deus é mais forte do que qualquer mal.

Jesus foi o exemplo perfeito de vencer o mal com o bem: “... pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente” (1 Pedro 2:23). Ao submeter-Se ao mal dos Seus captores, Ele venceu o pecado, Satanás e a morte (Efésios 4:8-10). O mal pensou que venceu naquele dia quando pregou Cristo na cruz. No entanto, porque Jesus foi totalmente rendido à vontade e plano do Seu Pai, o Filho de Deus venceu o mal deles com o bem. Embora as ações contra Cristo fossem em si mesmas más, a morte de Jesus e a Sua ressurreição posterior venceram esse mal ao comprarem o perdão e a vida eterna para todos os que cressem (João 1:12; 3:16-18; 20:31).

Nós vencemos o mal da mesma forma, com o bem. O Senhor diz que a vingança pertence a Ele e Ele retribuirá (Hebreus 10:30). Podemos confiar-nos a Deus, assim como Jesus fez, e saber que Ele operará até mesmo os atos malignos cometidos contra nós para o nosso bem (Gênesis 50:20; Romanos 8:28). Quando nos recusamos a responder com a mesma moeda àqueles que nos perseguem, as suas más ações ficam sozinhas, enquanto a retaliação nos rebaixa ao nível dos instigadores. Quando duas pessoas estão brigando, e uma está claramente atacando a outra, o mal é destacado para todos verem. Quando devolvemos uma palavra suave, uma gentileza ou generosidade a alguém que nos ofendeu, deixamos o agressor sozinho em sua maldade.

Provérbios 25:21-22 diz: “Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber, porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o Senhor te retribuirá.” Paulo cita esta passagem em Romanos 12:20, pouco antes de sua ordem de “vencer o mal com o bem”. “Amontoar brasas sobre a sua cabeça” provavelmente se refere à resposta natural do inimigo à bondade. Nada nos faz sentir mais envergonhados por nossas ações do que alguém reagindo ao nosso comportamento perverso com um perdão gentil. A bondade em face da indelicadeza demonstra o forte contraste entre os dois. O objetivo de uma reação gentil ao inimigo não é constranger ou dar a última palavra, mas ajudar a facilitar o arrependimento do malfeitor.

Se nos lembrarmos de algumas coisas importantes, estaremos a caminho de vencer o mal com o bem:

1. Eu não sou o juiz; Deus é. Ele fará o que é certo (Gênesis 18:25).

2. Como cristão, minha resposta ao mal não deve copiar o comportamento do mundo, mas refletir Cristo, que está em mim (Romanos 12:1-2).

3. Manter meus olhos em Jesus me ajuda a saber como responder quando sou mal tratado (Hebreus 12:2).

4. Deus está sempre observando e avaliando as minhas escolhas, e quer me recompensar por obedecê-lO (Mateus 5:43–48).

Jesus lembrou aos fariseus que Satanás não pode expulsar Satanás (Mateus 12:25–28). Da mesma forma, o mal não pode expulsar o mal. Uma resposta maligna apenas duplica o mal. Quando respondemos ao mal com humildade e graça, estamos provando que o bem triunfa sobre a maldade. Não podemos impedir as pessoas de fazerem o mal, mas elas não podem nos forçar a participar com elas. Não é preciso poder, força ou sabedoria para retaliar os malfeitores. Entretanto, devolver o bem com o mal é uma das maiores demonstrações de força.

English



Voltar à página principal em português

Como posso vencer o mal com o bem (Romanos 12:21)?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries