settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre o valor próprio?

Resposta


Na verdade, a Bíblia tem muitas passagens que nos dizem o que Deus tem a dizer sobre nosso valor aos Seus olhos. Gênesis 1:26-27 diz que somos feitos à Sua imagem, a própria imagem de Deus. O Salmo 139:13-16 diz que somos formados por modo assombrosamente maravilhoso e todos os dias de nossas vidas foram escritos no livro de Deus antes de nascermos, confirmando o conhecimento prévio e o plano de Deus para nossas vidas. Efésios 1:4 diz que Deus escolheu Seus filhos antes que os fundamentos da terra fossem formados, e Efésios 1:13-14 nos diz que somos propriedade de Deus, escolhidos para o louvor de Sua glória, e que temos um herança no céu com Ele como Seus filhos.

Entretanto, observe as palavras em cada uma das frases acima: “fomos formados”, “modo assombrosamente maravilhoso”, “foram escritas”, “Deus escolheu Seus filhos”, “propriedade exclusiva de Deus” e “temos uma herança”. Todas essas frases têm uma coisa em comum: são coisas feitas a nós ou para nós por Deus. Estas não são coisas que fizemos por nós mesmos, nem as merecemos. Somos, de fato, meramente os destinatários de “toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (Efésios 1:3). Portanto, podemos concluir que nosso valor não é de forma alguma do “eu”; em vez disso, o nosso valor nos foi dado por Deus. Somos de valor inestimável para Ele por causa do preço que Ele pagou para nos tornar dignos - a morte de Seu Filho na cruz.

A Bíblia nos diz que "Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:8). De fato, estávamos “mortos nos vossos delitos e pecados” (Efésios 2:1). Que valor há nas coisas mortas? Nenhum. Deus nos imputou a Sua própria justiça (2 Coríntios 5:21) não porque éramos dignos dela, mas porque éramos indignos, incapazes de ser amados e incapazes de nos tornar dignos de qualquer maneira. Entretanto - e aqui está o milagre - Ele realmente nos amou apesar de nossa condição (João 3:16) e, porque nos amava, agora temos um valor infinito.

João 1:12 nos diz que àqueles que receberam a Cristo e creem em Seu nome, Deus deu o direito de se tornarem Seus filhos. Primeiro João 1:9 nos diz que se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. Se nos concentrarmos em quanto Deus nos ama e no preço que Ele pagou para nos redimir, passaremos a nos ver como Deus nos vê, e isso nos ajudará a entender o quanto realmente valemos como filhos do Altíssimo Deus.

Nosso valor próprio é muitas vezes baseado no que as outras pessoas nos dizem sobre nós mesmos. A única e verdadeira autoridade sobre nosso valor é Jesus Cristo, e já que Ele deu a própria vida por nós morrendo numa cruz, isso deve nos dizer quão valiosos realmente somos.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre o valor próprio?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries