settings icon
share icon
Pergunta

Quais coisas neste mundo têm um verdadeiro valor eterno?

Resposta


É evidente que as únicas coisas de valor eterno neste mundo são as eternas. A vida neste mundo é temporal, não eterna e, portanto, a única parte da vida que tem valor eterno é a que dura pela eternidade. Claramente, o mais importante neste mundo que tem verdadeiro valor eterno é ter uma relação com Jesus Cristo, pois o dom gratuito da vida eterna vem somente por meio dEle a todos aqueles que creem (João 3:16). Como Jesus disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6). Todo mundo vai viver em algum lugar por toda a eternidade, tanto os cristãos quanto os não-cristãos. E o único destino eterno diferente de estar no céu com Cristo é aquele que proporciona castigos eternos aos que O rejeitam (Mateus 25:46).

Em relação às coisas materiais abundantes que este mundo oferece, que muitos buscam tenazmente, Jesus nos ensinou a não armazenar para nós tesouros terrestres que podem ser destruídos ou roubados (Mateus 6:19-20). Afinal, não trouxemos nada para este mundo, e não podemos levar nada dele. No entanto, nossos principais valores cristãos muitas vezes são ignorados em nossa busca diligente pelo sucesso e conforto material, e no meio dessas atividades terrenas, muitas vezes nos esquecemos de Deus. Moisés abordou esta questão há 3.500 anos, quando seu povo estava prestes a entrar na Terra Prometida. Ele advertiu-os a não se esquecerem de Deus, pois sabia que "depois de haveres edificado boas casas e morado nelas", seus corações se tornariam orgulhosos e se esqueceriam dEle (Deuteronômio 8:12-14). Certamente, não há valor eterno em viver nossas vidas para nós mesmos, procurando tirar da vida tanto quanto possível, assim como o sistema mundial nos faria crer.

No entanto, pode haver um valor eterno significativo no que fazemos com nossas vidas durante o tempo extremamente curto que estamos aqui na Terra. Embora a Escritura deixe claro que nossas boas obras terrenas não nos salvarão ou nos manterão salvos (Efésios 2:8-9), é igualmente claro que seremos eternamente recompensados de acordo com o que fizemos aqui na Terra. Como o próprio Cristo disse: "Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras" (Mateus 16:27). Na verdade, os cristãos são "... feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Efésios 2:10, ênfase adicionada). Essas "boas obras" dizem respeito a servir o Senhor da melhor forma possível com o que Ele nos deu e com total dependência nEle.

O apóstolo Paulo discute a qualidade das obras que podem trazer recompensas eternas. Igualando os cristãos aos "construtores" e a qualidade dos nossos trabalhos com os materiais de construção, Paulo nos informa que os bons materiais que sobrevivem ao fogo do teste divino e têm valor eterno são "ouro, prata e pedras preciosas", ao passo que o uso dos materiais inferiores de "madeira, feno e palha" para construir sobre o fundamento que é Cristo não tem valor eterno e não será recompensado (1 Coríntios 3:11-13). Essencialmente, Paulo está nos dizendo que nem toda a nossa conduta e obras merecerão recompensas.

Há muitas maneiras pelas quais nosso serviço ao Senhor nos trará recompensas. Primeiro, precisamos reconhecer que todo verdadeiro crente foi separado por Deus e para Deus. Quando recebemos o dom de salvação de Deus, recebemos certos dons espirituais (1 Coríntios 12:7, 11). E se pensarmos que nossos dons são insignificantes, precisamos lembrar que, como Paulo disse à igreja em Corinto, o corpo de Cristo é composto de muitas partes (1 Coríntios 12:14). E "Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve. … os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários" (1 Coríntios 12:18, 22 ênfase adicionada). Quando exercitando seus dons espirituais, você está desempenhando um papel importante no corpo de Cristo e fazendo o que tem valor eterno.

Todo membro do corpo de Cristo pode fazer contribuições significativas quando buscamos humildemente edificar o corpo e glorificar a Deus. Na verdade, cada pequena coisa pode adicionar ao lindo mosaico do que Deus pode fazer quando desempenhamos a nossa parte. Lembre-se que, na terra, Cristo não tem outro corpo senão o nosso, nenhuma mão senão as nossas, e nenhum pé senão os nossos. Os dons espirituais são o modo de Deus de administrar a Sua graça aos outros. Quando mostramos o nosso amor por Deus obedecendo aos Seus mandamentos, quando perseveramos na fé, apesar de toda oposição e perseguição, quando em Seu nome mostramos misericórdia aos pobres e doentes e menos afortunados, e quando ajudamos a aliviar a dor e o sofrimento que está ao nosso redor, então estamos construindo com "ouro, prata e pedras preciosas" que têm verdadeiro valor eterno.

English



Voltar à página principal em português

Quais coisas neste mundo têm um verdadeiro valor eterno?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries