settings icon
share icon
Pergunta

O que podemos aprender com a tribo de Benjamim?

Resposta


Em Gênesis 49, o patriarca Jacó, sentindo sua morte iminente, reúne seus filhos ao lado de sua cama para abençoá-los. Cada filho se tornou o progenitor de uma das doze tribos de Israel. Benjamim, como o mais novo, recebe a bênção do pai por último: “Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã devora a presa e à tarde reparte o despojo” (Gênesis 49:27). A natureza guerreira da pequena tribo de Benjamim tornou-se bem conhecida, conforme exibido em seus espadachins (Juízes 20:15–16; 1 Crônicas 8:40, 12:2; 2 Crônicas 14:8, 17:17) e em sua ímpia defesa de sua extrema maldade em Gibeá (Juízes 19-20).

A bênção de Benjamim tem três partes. Ao compará-la a um lobo, sua bênção tem dois períodos de tempo, manhã e noite; tem duas ações, devorar e dividir; e dois resultados, presa e saque. Isso estabelece uma espécie de experiência de "antes e depois" para Benjamim e sua prole.

As Escrituras mostram que pelo menos quatro grandes personagens vieram da tribo de Benjamim, apesar de ser a menor das doze tribos (1 Samuel 9:21). Primeiro, Eúde, um grande guerreiro que libertou Israel de Moabe (Juízes 3:12-30). Mais tarde, Saul se torna o primeiro rei de Israel (1 Samuel 9:15-27). Na história judaica posterior, quando muitos judeus viviam na Pérsia, Deus usou Mardoqueu e Ester da tribo de Benjamim para livrar os judeus da morte (Ester 2:5-7). Finalmente, no Novo Testamento, o apóstolo Paulo afirma que também veio de Benjamim. "Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim" (Romanos 11:1). Paulo repete esta declaração em Filipenses 3:4-5.

No entanto, a tribo de Benjamim tinha o seu lado negro. Sua natureza guerreira veio à tona não apenas na defesa de seu país, mas também na depravação dentro dele. Em Juízes 19-21, Benjamim confronta as outras onze tribos de Israel e uma guerra civil começa. Este período tinha a fama de cada um fazer o que parecia bem aos seus olhos (Juízes 21:25). O que levou à guerra civil foi o horrível abuso e morte da concubina não identificada de um levita (Juízes 19:10-28). As onze tribos se voltaram contra a tribo de Benjamim e quase a exterminaram devido à sua recusa em entregar os culpados (Juízes 20:1-21:25). Finalmente, as tribos restauraram a tribo de Benjamim, muito debilitada pela guerra, e o país foi reunificado.

Na cultura judaica, o dia começa ao pôr do sol. Aqui começa o "depois" de Benjamim. A profecia de Benjamim termina ao pôr do sol, o começo de um novo dia, quando ele "dividirá os despojos". Isso tem dois aspectos. Antes de mais nada, por meio do Apóstolo Paulo, que testifica: "Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal" (1 Timóteo 1:15). A tribo de Benjamim tinha no apóstolo Paulo um cidadão que servia poderosamente a Deus, como ele mesmo diz: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7).

Mas a "partição dos despojos" de Benjamim tem outro cumprimento ainda futuro. Em Apocalipse 7:8, durante o período da tribulação, 12.000 homens de Benjamim, juntamente com 12.000 de cada uma das outras tribos de Israel, alcançarão a população mundial com o evangelho. O resultado será um grande número de pessoas salvas "que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos" (Apocalipse 7:9). A segunda divisão dos despojos para Benjamim ocorre no reino milenar, quando terão um lugar na terra de Israel, juntamente com uma porta com seu nome na cidade de Jerusalém (Ezequiel 48:32). Eles, juntamente com as outras tribos de Israel, encontrarão a última divisão do saque na Nova Jerusalém, pois cada porta leva o nome de uma das tribos, incluindo Benjamim (Apocalipse 21:12-13). Que final glorioso! Quanta bondade nisso!

Benjamim tem grandes verdades para nos ensinar. Primeiro, Deus não vê como os homens, porque Deus olha para o coração. Deus viu um guerreiro dentro de Benjamim. Por fora, outros o viam como o filho mais novo e a sua tribo como a menor. Mas Deus viu algo mais, um homem que devoraria e dividiria. A segunda lição para nós está nos dois Sauls que vieram da tribo de Benjamim. O rei Saul, o epítome da natureza pecaminosa e sua guerra contra Deus, e Saulo/Paulo cuja natureza foi mudada por Deus para transformá-lo de fariseu assassino em apóstolo da graça. Paulo é o exemplo do que Deus faz por aqueles que vêm a Cristo pela fé.

English



Voltar à página principal em português

O que podemos aprender com a tribo de Benjamim?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries