settings icon
share icon
Pergunta

Deus espera que todos nós tenhamos filhos?

Resposta


Não é realmente uma questão de saber se Deus "espera" que tenhamos filhos, pois Ele é soberano e onisciente e sabe quem vai ter filhos ou não. A questão é realmente se ter filhos é um requisito para os cristãos e se podemos ou não ter uma vida realizada e obediente em Cristo sem filhos.

A Bíblia nos diz que os filhos são uma bênção de Deus. O Salmo 127:3-5 diz: "Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta." Deus abençoa os pais com anos de prazer com seus filhos que dificilmente podem ser comparados a qualquer outra coisa. Deus declara que os filhos são uma bênção. No entanto, isso não significa que Deus escolha reter bênçãos daqueles sem filhos. Significa simplesmente que as crianças devem ser vistas como uma bênção, não uma inconveniência.

Há momentos em que Deus deliberadamente impede que uma mulher tenha filhos, não importa o quão desesperadamente ela os queira. Ana ansiava por um filho, mas o Senhor "lhe havia cerrado a madre" até o momento em que escolheu que Ela concebesse Samuel, o profeta do Senhor (1 Samuel 1:1-2:21). Sara também foi obrigada a esperar muitos anos (ela tinha 90 anos!) antes de Deus abençoá-la com Isaque (Gênesis 15:1-21; 21:1-7). Desses e muitos outros exemplos, podemos ver que Deus tem controle soberano sobre todas as circunstâncias da vida, inclusive o nascimento de crianças.

Embora Deus tenha declarado que os filhos são uma bênção dEle, não há nada na Bíblia que declare que todo casal deva ter filhos. Talvez o melhor curso de ação para aqueles que não querem filhos, pelo menos no momento, seja examinar seus motivos para a sua decisão. Somente o casal pode dizer com certeza se seus motivos e atitudes são inaceitáveis aos olhos de Deus. Motivos egoístas, por exemplo, certamente não seriam agradáveis a Ele. Ir atrás de grandes carreiras ou buscar ganhos mundanos antes de ter uma família também não seria uma decisão agradável. A única maneira pela qual podemos realmente desagradar a Deus com nossa decisão sobre os filhos é por meio de uma atitude ímpia - não confiando nEle para cuidar de nossa situação. Devemos ter fé e confiar que Ele nos guiará através de todas as situações e decisões que surgem na vida.

Se a questão é se devemos ou não ter filhos por causa de sonhos de carreira, a resposta bíblica é colocar a família (inclusive ter filhos) antes das carreiras. A prioridade de uma mulher deve ser sua casa e família, embora trabalhar fora de casa seja certamente aceitável, desde que o lar e a família tenham precedência sobre as atividades externas. A mulher de Provérbios 31 certamente tinha interesses externos, inclusive imóveis e agricultura (vs. 16). No entanto, a sua casa e família sempre foram cuidadas de maneira exemplar. Ela acordava cedo, ficava acordada até tarde e fazia o que fosse necessário para garantir que sua família estava bem alimentada e bem vestida. Ela era uma mulher cujos filhos e marido a elogiavam. Tomando seu exemplo, as mulheres não devem deixar de ter filhos apenas para seguir uma carreira.

No final, a decisão de ter ou não ter filhos é do casal e de Deus, e deve ser considerada com cuidado e devoção, especialmente antes que um casal tome medidas irreversíveis para prevenir permanentemente a gravidez. Não existe uma injunção bíblica que exija que alguém tenha filhos, portanto, embora as crianças sejam um dom de Deus, Ele pode abençoar e abençoa aqueles que andam com Ele pela fé, quer sejam pais ou não.

English



Voltar à página principal em português

Deus espera que todos nós tenhamos filhos?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries