settings icon
share icon
Pergunta

Por que a sola fide é importante?

Resposta


Sola fide, que significa "somente a fé", é importante porque é uma das características distintivas ou pontos-chave que separam o verdadeiro Evangelho bíblico dos falsos evangelhos. O que está em jogo é o próprio Evangelho e, portanto, é uma questão de vida ou morte eterna. Acertar o Evangelho é tão importante que o apóstolo Paulo escreveu em Gálatas 1:9: "Conforme disse antes, digo outra vez agora: Se alguém vos pregar um evangelho diferente daquele que já recebestes, seja maldito." Paulo estava abordando a mesma questão que a sola fide aborda - em que base a humanidade é declarada justificada por Deus? É pela fé somente ou pela fé combinada com obras? Paulo deixa claro em Gálatas e Romanos "que o homem não é justificado pelas obras da lei" (Gálatas 2:16), e o restante da Bíblia concorda.

Sola fide é um dos cinco solas que vieram a definir e resumir as principais questões da Reforma Protestante. Cada uma dessas frases em latim representa uma área fundamental da doutrina que foi uma questão de disputa entre os reformadores e a Igreja Católica Romana, e ainda hoje elas servem para resumir as principais doutrinas essenciais ao Evangelho e à vida e prática cristãs. A palavra latina sola significa "sozinho" ou "somente" e as doutrinas cristãs essenciais representadas por essas cinco frases latinas resumem com precisão o ensino bíblico sobre esses assuntos cruciais: sola scriptura - somente a Escritura, sola fide - somente a fé, sola gratia - somente a graça, sola Christus - somente Cristo e sola Deo gloria - somente para a glória de Deus. Cada um deles é de importância vital, e todos estão intimamente ligados. O desvio de uma delas levará ao erro em outra doutrina essencial, e o resultado quase sempre será um falso evangelho que não tem poder para salvar.

Sola fide ou fé somente é um ponto-chave de diferença não apenas entre protestantes e católicos, mas entre o cristianismo bíblico e quase todas as outras religiões e ensinamentos. O ensinamento de que somos declarados justos por Deus (justificados) com base apenas em nossa fé e não pelas obras é uma doutrina fundamental da Bíblia e uma linha que divide a maioria das seitas do cristianismo bíblico. Enquanto a maioria das religiões e seitas ensina às pessoas quais obras elas devem fazer para serem salvas, a Bíblia ensina que não somos salvos por obras, mas pela graça de Deus por meio de Seu dom da fé (Efésios 2:8-9). O cristianismo bíblico se distingue de todas as outras religiões pelo fato de estar centrado no que Deus realizou por meio da obra consumada de Cristo, enquanto todas as outras religiões se baseiam na realização humana. Se abandonarmos a doutrina da justificação pela fé, abandonaremos o único caminho da salvação. "Ora, o salário daquele que trabalha não lhe é atribuído como favor, mas como dívida. Contudo, ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, sua fé lhe é atribuída como justiça" (Romanos 4:4-5). A Bíblia ensina que àqueles que confiam em Jesus Cristo para a justificação somente pela fé é imputada a Sua justiça (2 Coríntios 5:21), enquanto aqueles que tentam estabelecer sua própria justiça ou misturam fé com obras receberão a punição devida a todos os que ficam aquém do padrão perfeito de Deus.

Sola fide - a doutrina da justificação somente pela fé, sem obras - é simplesmente reconhecer o que é ensinado repetidamente nas Escrituras - que, em algum momento, Deus declara justos os pecadores ímpios, imputando-lhes a justiça de Cristo (Romanos 4:5, 5:8, 19). Isso acontece independentemente de quaisquer obras e antes que o indivíduo realmente comece a se tornar justo. Essa é uma distinção importante entre a teologia católica que ensina que as obras de justiça são meritórias para a salvação e a teologia protestante que afirma o ensino bíblico de que as obras de justiça são o resultado e a evidência de uma pessoa nascida de novo que foi justificada por Deus e regenerada pelo poder do Espírito Santo.

Qual é a importância do sola fide? Ele é tão importante para a mensagem do Evangelho e para o entendimento bíblico da salvação que Martinho Lutero o descreveu como sendo "o artigo com o qual a igreja se mantém". Aqueles que rejeitam o sola fide rejeitam o único Evangelho que pode salvá-los e, por necessidade, abraçam um falso evangelho. É por isso que Paulo denuncia com tanta veemência aqueles que ensinam a observância da lei ou outras obras de justiça em Gálatas 1:9 e em outras passagens. No entanto, hoje essa importante doutrina bíblica está novamente sob ataque. Com muita frequência, o sola fide é relegada a uma importância secundária em vez de ser reconhecida como uma doutrina essencial do cristianismo, o que certamente é.

"Assim foi com Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi atribuído como justiça. Sabei, então, que os da fé é que são filhos de Abraão. E a Escritura, prevendo que Deus iria justificar os gentios pela fé, anunciou com antecedência a boa notícia a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações. Desse modo, os da fé são abençoados juntamente com Abraão, homem que creu. Pois todos os que são das obras da lei estão debaixo de maldição. Porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece na prática de todas as coisas escritas no livro da lei. É evidente que ninguém é justificado diante de Deus pela lei, porque: O justo viverá pela fé" (Gálatas 3:6-11).

English



Voltar à página principal em português

Por que a sola fide é importante?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries