settings icon
share icon
Pergunta

O que significa não deixar o sol se pôr sobre a sua ira?

Resposta


Efésios 4:26–27 diz: “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo.”

Paulo se torna prático na segunda metade da carta aos Efésios. Nesta seção, ele exorta os crentes a dizer a verdade uns aos outros, irar-se sem pecar, parar de roubar, trabalhar para que possam dar aos necessitados, usar suas palavras para edificar os outros, não entristecer o Espírito Santo, despojar-se de pecados como a ira, ser bondoso com os outros e perdoar os outros assim como Deus os perdoou.

Em Efésios 4:26, temos o mandamento de “irai-vos, e não pequeis”. Esta declaração é provavelmente uma referência ao Salmo 4:4: “Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai.” Este salmo em particular às vezes é intitulado “Uma Oração Noturna” ou “Uma Oração Noturna de Confiança em Deus”. O versículo 4 continua: “consultai no travesseiro o coração e sossegai.” Talvez esta parte do salmo tenha a intenção de ajudar o leitor em oração a resolver qualquer problema de ira no coração antes de ir para a cama. Paulo usa essa passagem do Antigo Testamento como um ponto de partida para sua ordem de “não deixar que o sol se ponha sobre a sua ira”.

A ira em si não é um pecado, mas como a usamos determina se é pecaminosa ou não. A ira justa e legítima contra o pecado ou a injustiça pode ser produtiva. Jesus por vezes exibiu uma ira justa, principalmente quando limpou a casa de Seu Pai, o templo (João 2:13–16). Mas, na maioria das ocasiões, a ira se torna pecaminosa porque os nossos próprios interesses egoístas e orgulho a motivam. Alguém ou algo nos ofende e nós atacamos. Acabamos dizendo e fazendo coisas que não deveríamos. A ira enraizada em nossa própria pecaminosidade é perigosa e destrutiva para os outros e para nós mesmos.

Uma coisa que pode transformar a raiva em uma atitude pecaminosa é permitir que ela continue a supurar em vez de agir de maneira correta. Nossa exortação é não deixar que o sol se ponha sobre a nossa ira. Permitir que um período de ira seja prolongado de forma irracional é “dar lugar ao diabo” (Efésios 4:27).

A Bíblia tem muitas advertências contra o uso impróprio da ira. No mesmo capítulo em que nos é dito para não deixar o sol se pôr sobre a nossa ira, temos um mandamento de afastá-la (Efésios 4:31). Tiago nos ordena a ser “pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tiago 1:19). Davi escreve: “Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal” (Salmo 37:8). Salomão acrescenta sua sabedoria: “Não te apresses em irar-te, porque a ira se abriga no íntimo dos insensatos” (Eclesiastes 7:9). O livro de Provérbios ecoa as advertências sobre a ira: “O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura” (Provérbios 14:29) e “A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias” (Provérbios 19:11).

A ira deve ser controlada e nunca devemos usá-la para pecar. Se ficarmos enfuriados, devemos lidar com isso e sua raiz rapidamente e logo afastar esse pecado de nossas vidas. Devemos nos esforçar para “manter uma lista curta” e perdoar aqueles que precisamos perdoar em tempo hábil — antes que o sol se ponha. Se nos apegamos à raiva, corremos o risco de amargura e ressentimento, que fornecem ao demônio um ponto de apoio em nossas vidas. A ira desenfreada entre os crentes quebrará a comunhão e trará danos à igreja. Devemos ter o cuidado de atender à exortação final de Efésios 4: “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Efésios 4:32).

English



Voltar à página principal em português

O que significa não deixar o sol se pôr sobre a sua ira?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries