settings icon
share icon
Pergunta

Por que tantas pessoas buscam sinais e maravilhas?

Resposta


Nosso Deus é um Deus de maravilhas (Salmo 136:3-4). Como Criador e Sustentador de tudo o que existe, Deus tem o poder de suspender as leis naturais para cumprir os Seus propósitos. Milagres fizeram parte dos ministérios de Moisés, Elias e Eliseu, e claro de Jesus e dos apóstolos, e seus milagres serviram principalmente para confirmar que suas mensagens vinham de Deus (Hebreus 2:3-4). Hoje, muitas pessoas ainda buscam experimentar o milagroso, e algumas farão de tudo para ter essa experiência. Pode haver muitas razões para tal desejo, e as Escrituras nos dão pelo menos cinco:

1. Algumas pessoas buscam sinais e maravilhas porque querem a confirmação da verdade de Deus. Não há nada de errado com esse desejo. De fato, Deus voluntariamente deu sinais a Moisés (Êxodo 4:1-9) e Gideão (Juízes 6:11-22) para confirmar a Sua palavra. Os milagres podem ajudar uma pessoa a chegar à fé, como em João 2:23: "... muitos, vendo os sinais que ele fazia, creram no seu nome".

No entanto, chega um momento em que muitos milagres foram realizados - a verdade foi provada - e é hora de exercer a fé. Quando Moisés hesitou em obedecer após uma série de milagres na sarça ardente, "Então, se acendeu a ira do Senhor contra Moisés" (Êxodo 4:14).

Além disso, é muito mais bonito aos olhos de Deus acreditar sem a necessidade de um milagre. Jesus visitou os samaritanos e "muitos outros creram nele, por causa da sua palavra" (João 4:41, ênfase adicionada). Alguns versículos depois, Jesus repreende os galileus: "Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis" (João 4:48). Ao contrário dos samaritanos, o povo da Galileia exigia sinais e prodígios.

2. Algumas pessoas buscam sinais e maravilhas porque não acreditam nos sinais e maravilhas que já aconteceram. Os fariseus de Mateus 12 eram exatamente esse tipo. Jesus já fazia milagres há algum tempo, quando um grupo de escribas e fariseus se aproximou dEle descaradamente exigindo ver outro sinal. Em resposta, Jesus os condenou como "maus e adúlteros" (Mateus 12:38-39).

Eles eram "ímpios" porque se recusaram a acreditar nos sinais e maravilhas que Cristo já havia realizado. "Sem embargo disso, continuaram a pecar e não creram nas suas maravilhas" (Salmo 78:32). Seus corações estavam endurecidos para a verdade, mesmo depois dos muitos milagres que foram realizados em público. Nada os faria acreditar; seus corações eram como os de Faraó, endurecidos depois de testemunhar tantos milagres de Moisés no Egito (Êxodo 9:34-35).

Eles eram "adúlteros" no sentido espiritual, pois haviam abandonado a verdadeira adoração a Deus para seguir um conjunto de regras e tradições feitas pelo homem. Não satisfeitos com os milagres que Jesus realizava, exigiam algo ainda maior. Como diz o comentarista Matthew Barnes, "eles estavam buscando sinais de sua própria invenção". A rejeição de Cristo estava tão arraigada que quando o "sinal do profeta Jonas" (a ressurreição de Cristo, Mateus 12:39-40) foi posteriormente apresentado a eles, ainda não quiseram acreditar.

3. Algumas pessoas buscam sinais e maravilhas porque estão procurando uma ocasião para desculpar a sua incredulidade. Havia pessoas nos dias de Jesus que o "tentaram" procurando um sinal (Mateus 16:1; Lucas 11:16). Como especificaram que o sinal fosse "do céu", provavelmente queriam algo espetacular, semelhante a Elias chamando fogo do céu (1 Reis 18:38) ou Isaías mudando o curso do sol (Isaías 38:8). Seu "teste" provavelmente foi planejado para que fosse "grande demais" para Jesus realizar - esperavam apenas que Cristo tentasse e falhasse.

4. Algumas pessoas vão atrás de sinais e maravilhas porque são curiosos caçadores de emoções. Como as multidões em João 6:2 e o rei Herodes em Lucas 23:8, eles querem ver algo espetacular, mas não têm nenhum desejo real de conhecer a verdade de Cristo.

5. Algumas pessoas buscam sinais e maravilhas porque esperam conseguir algo para si mesmas. Depois que Jesus alimentou a multidão, um grande grupo o seguiu para o outro lado da Galiléia. No entanto, Jesus viu a verdadeira motivação deles e os repreendeu: "Em verdade, em verdade vos digo: vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes" (João 6:26). O desejo da multidão não era conhecer a Cristo, nem mesmo ver mais milagres; era simplesmente reabastecer seus estômagos.

Em vez de procurar um novo milagre, é melhor aceitar a palavra de Deus. A fé simples é mais agradável ao Senhor do que a confiança em uma experiência sensorial deslumbrante. Jesus disse-lhe: "Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram" (João 20:29).

English



Voltar à página principal em português

Por que tantas pessoas buscam sinais e maravilhas?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries