settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado de exousia na Bíblia?

Resposta


Exousia é uma palavra grega mais frequentemente traduzida como "autoridade" ou "poder". Ela é usada especialmente em termos de influência moral. Exousia também pode ser pensada em termos de jurisdição ou domínio sobre um determinado domínio, direito, privilégio ou capacidade.

Exousia é usada em Mateus 7. Os versículos 28-29 dizem: "Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; porque ele as ensinava como quem tem autoridade [exousia] e não como os escribas." A palavra também é usada em Mateus 9:6, quando Jesus demonstra que tem "autoridade" para perdoar pecados ao curar um homem paralítico. A palavra é usada novamente em Mateus 21:23-27, quando os principais sacerdotes e os anciãos questionam a autoridade de Jesus. É interessante notar que, em Lucas 4:6, é com exousia que Satanás tenta Jesus. No entanto, em Efésios 1:18-23, vemos que Jesus está muito acima de toda autoridade, domínio e poder. Colossenses 1:15-20 e Colossenses 2:10 também afirmam a supremacia de Jesus. A verdadeira exousia é dEle.

Quando Jesus comissionou Seus discípulos, Ele também lhes deu uma medida de autoridade. Em Marcos 6:7, Jesus concedeu aos Doze autoridade, ou exousia, sobre os espíritos impuros quando enviou os discípulos para pregar.

Efésios 2:2 fala sobre "o príncipe da potestade [exousia] do ar, o espírito que agora atua nos filhos da desobediência". Mas esse não é um governante que precisamos temer. Efésios 3:10-11 diz: "[A] intenção [de Deus] era para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor." Efésios 6:12 nos diz que lutamos contra esses poderes ou autoridades. Mas também nos assegura que Deus nos deu uma armadura espiritual para a batalha e que podemos ser fortes no Senhor e em Seu grande poder. Colossenses 1:13-14 nos encoraja: "Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados." Colossenses 2:15 nos diz que Cristo "despojando os principados e as potestades [exousia]" e "publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz". Lutamos contra um inimigo derrotado porque servimos Àquele que tem autoridade sobre tudo (veja também 1 Coríntios 15:20-28 e 1 Pedro 3:21b-22).

Paulo usa exousia ao falar sobre o "direito" que os apóstolos tinham de receber ajuda financeira daqueles a quem serviam (1 Coríntios 9:1-18; 2 Tessalonicenses 3:9). Ele também usa a palavra ao falar sobre o "direito" do oleiro de moldar o barro como quiser (Romanos 9:21) - uma imagem do direito de Deus de nos fazer e moldar.

Exousia é usada em Romanos 13 e Tito 3:1 no contexto de autoridade governamental. Também é usada em 2 Coríntios 10:8 e 13:10 para falar sobre a autoridade que Deus deu a Paulo para edificar a igreja.

Exousia é usado várias vezes em Apocalipse para discutir o poder e a autoridade dados a vários participantes no fim dos tempos. Também é usado no Apocalipse em referência à autoridade máxima de Cristo. Apocalipse 22:14 é um grande incentivo: "Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas." Por fim, os crentes receberão o direito, ou exousia, de comer da árvore da vida.

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado de exousia na Bíblia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries