settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado da palavra grega dunamis na Bíblia?

Resposta


O grego dunamis é usado 120 vezes no Novo Testamento. Em termos gerais, a palavra se refere a "força, poder ou habilidade". É a raiz de nossas palavras em português dinamite,dínamo e dinâmico.

Na Parábola dos Talentos (Mateus 25:14-30), os servos recebem riqueza com base em sua dunamis, ou seja, sua "habilidade" para lidar com dinheiro. Em Marcos 9:1, Jesus disse: "Em verdade vos digo que, dentre os que estão aqui, há alguns que de modo algum provarão a morte até que vejam o reino de Deus chegando com poder." "Poder" aqui é dunamis.

No entanto, dunamis não é um poder qualquer; a palavra geralmente se refere ao poder milagroso ou a obras maravilhosas (como em Mateus 7:22; 11:21, 23; Marcos 5:30; Lucas 5:17; 9:1; 10:13; e Atos 8:13). Dunamis também pode se referir a "poder moral e excelência da alma", de acordo com o Léxico Grego de Thayer.

Talvez o mais importante seja o fato de que dunamis pode se referir ao "poder inerente, poder que reside em uma coisa em virtude de sua natureza, ou que uma pessoa ou coisa exerce e coloca em prática" (ibid.). Em Mateus 22:29, Jesus diz aos saduceus: "Este é o vosso erro: não conheceis as Escrituras nem o poder de Deus." Jesus também disse: "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo com poder e grande glória sobre as nuvens do céu" (Mateus 24:30). Em outras palavras, o Senhor tem um poder inerente que reside em Si mesmo. Dunamis faz parte de Sua natureza.

Não vivemos a vida cristã em nossa própria força, mas na força de Deus. É a capacidade de Deus que nos torna capazes de realizar qualquer coisa de valor, pois sem Ele nada podemos fazer (João 15:5). É a Sua força que nos torna vencedores.

Vários usos importantes de dunamis na Bíblia estão listados abaixo:

Lucas 1:35: "O anjo respondeu: O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso aquele que nascerá será santo e será chamado Filho de Deus."

Lucas 4:36: "E todos se assustaram; e falavam entre si, perguntando uns aos outros: Que palavra é esta? Ele ordena com autoridade e poder aos espíritos impuros, e eles saem."

Atos 1:8: "Mas recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós; e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra."

Romanos 1:20: "Pois os seus atributos invisíveis, seu eterno poder e brilho, são vistos claramente desde a criação do mundo e percebidos através das coisas criadas, de modo que esses homens são indesculpáveis."

1 Coríntios 1:22-24: "Pois, enquanto os judeus pedem sinais, e os gregos buscam sabedoria, nós pregamos Cristo crucificado, que é motivo de escândalo para os judeus e absurdo para os gentios. Mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. "

2 Coríntios 4:7: "Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que o poder extraordinário seja de Deus e não nosso. "

2 Coríntios 12:9: "Mas ele me disse: A minha graça te é suficiente, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de muito boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que o poder de Cristo repouse sobre mim."

Efésios 3:20-21: “Àquele que é poderoso para fazer bem todas as coisas, além do que pedimos ou pensamos, pelo poder que age em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.”

2 Timóteo 1:7: "Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação."

Hebreus 1:3: "Ele é o resplendor da sua glória e a representação exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder e tendo feito a purificação dos pecados, assentando-se à direita da Majestade nas alturas."

2 Pedro 1:3: "Seu divino poder nos tem dado tudo que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude."

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado da palavra grega dunamis na Bíblia?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries