settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre ser homem?

Resposta


O mundo oferece opiniões conflitantes sobre o que significa ser um homem. Há quem diga que para ser homem é preciso ter coragem, determinação, um bom conhecimento de armas e, de preferência, abdominais sólidos. Outros dizem que a masculinidade se trata de estar em contato com os próprios sentimentos, cuidar dos menos afortunados e ser sensível. Outros incluem a capacidade de liderança, uma boa ética de trabalho, estatura física, riqueza ou proeza sexual. Será que essas coisas podem realmente definir a masculinidade, ou existe outra maneira de fazer isso?

Para saber o que é um homem verdadeiro, você não precisa olhar além da vida de Jesus Cristo. Como Filho do Homem, Jesus é o epítome da masculinidade, o exemplo perfeito de como é a verdadeira maturidade. Jesus era cheio do Espírito Santo e vivia em completa dependência e obediência à vontade de Deus. Cristo mostrou plenamente o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23). Um verdadeiro homem de Deus também mostrará evidências dessas obras do Espírito.

Um homem verdadeiro, como Jesus, é obediente à vontade do Pai e trata dos negócios de Seu Pai (Hebreus 10:9). Como Cristo, o homem piedoso evitará o pecado e seguirá a justiça. Ele, no poder do Espírito, procurará guardar a lei de Deus e viver na vontade de Deus. Ele demonstrará a determinação de cumprir a vontade de Deus, custe o que custar (Isaías 50:7). Ele suportará oposição e nunca se desanimará (Hebreus 12:3). Ele será um homem da Palavra, usando as Escrituras para vencer a tentação (Mateus 4:1-10). Ele será um homem de oração (Marcos 1:35). Ele será um homem de amor e sacrifício (João 13:1).

“Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede fortes. Todas as vossas obras sejam feitas em amor” (1 Coríntios 16:13-14). De acordo com esses versículos, um homem verdadeiro é vigilante contra o perigo, fiel à verdade, corajoso diante da oposição, persistente nas provações e, acima de tudo, amoroso.

As qualificações da Bíblia para presbíteros e diáconos também contêm uma boa descrição de um homem piedoso: “É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso; que governe bem a sua própria casa ... Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo” (1 Timóteo 3:2-4, 7).

“Da mesma forma os diáconos sejam sérios, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância, guardando o mistério da fé numa consciência pura” (1 Timóteo 3:8-9).

Um homem verdadeiro é alguém que acabou “com as coisas de menino” (1 Coríntios 13:11). Um homem verdadeiro sabe o que é certo e se mantém firme no que é certo. Um homem verdadeiro é um homem piedoso. Ele ama o Senhor, ama a vida e ama aqueles que o Senhor confiou aos seus cuidados.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre ser homem?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries