settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre se sentir sobrecarregado?

Resposta


Todos nós nos sentimos sobrecarregados em um momento ou outro. Às vezes, isso é o resultado de assumir muito trabalho ou responsabilidade; outras vezes, a causa é algo que não podemos controlar, como uma doença física ou um trauma emocional. Já outras vezes, podemos nos sentir sobrecarregados quando tudo está normal e não vemos razão para nos sentirmos assim. Até mesmo as coisas de que gostamos podem nos deixar sobrecarregados se houver muitas coisas para fazer. Enfrentamos as pressões diárias do trabalho ou da escola, de amigos e familiares e da tentação de pecar. Tudo isso pode se acumular e parecer completamente incontrolável. Felizmente, a Bíblia nos ensina o que significa se sentir sobrecarregado.

Nos evangelhos, Jesus nos mostra uma maneira de evitar o estresse e aquela sensação de estar sobrecarregado. Ele era o Filho de Deus sem pecado e muitas vezes se afastava de grandes multidões, mesmo daqueles que precisavam da Sua ajuda e cura (Marcos 1:35). Às vezes, Ele se afastava até mesmo dos Seus discípulos. E em outras ocasiões, Cristo se apartou com os Seus discípulos: “Venham repousar um pouco, à parte, num lugar deserto. Isto porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem muitos os que iam e vinham” (Marcos 6:31). Jesus não foi egoísta ao afastar-se das pessoas e entrar em comunhão com Deus. Foi sábio da parte dEle encontrar tempo para os Seus discípulos descansarem também. Também podemos supor, com razão, que não há problema em passarmos um tempo sozinhos se nos sentirmos sobrecarregados por pessoas e responsabilidades. É importante notar que Jesus também desfrutou de uma enorme paz interior devido à Sua confiança em Deus. Mesmo no meio de uma tempestade, Ele conseguiu dormir (Mateus 8:23-24).

Houve uma ocasião em que Jesus descreveu a si mesmo como se sentindo sobrecarregado. Foi no Getsêmani, pouco antes de Sua prisão, julgamento e crucificação. "E, levando consigo Pedro, Tiago e João, começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia. E lhes disse: — A minha alma está profundamente triste até a morte; fiquem aqui e vigiem. E, adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possível, lhe fosse poupada aquela hora" (Marcos 14:33-35). Ao considerar o fato de que também podemos nos sentir oprimidos pelas situações que enfrentamos, há três coisas a serem observadas aqui: primeiro, Jesus foi completamente honesto sobre como se sentia. Em segundo lugar, Ele pediu a ajuda de amigos. Terceiro, Ele orou. Jesus levou o Seu fardo para o Pai. Que bom modelo para nós.

Deus é o Deus da paz (Romanos 15:33; 1 Coríntios 14:33). A paz é um fruto do Espírito Santo e algo que podemos pedir a Deus a qualquer momento, confiando plenamente que Ele atenderá nossa oração. É claro que a vontade de Deus é nos dar coisas boas (Mateus 7:11), e sabemos que Seu Espírito e os dons que Ele concede são bons (Lucas 11:13). Somos instruídos a colocar a nossa mente no Espírito, porque colocar a mente no Espírito é vida e paz (Romanos 8:6).

Davi também abordou a sensação de estar sobrecarregado. Em dois de seus salmos, Davi sugere um procedimento específico: a oração acompanhada da lembrança do bem que Deus fez no passado. "Por isso, dentro de mim esmorece o meu espírito, e o coração está aflito. Lembro-me dos dias de outrora, penso em todos os teus feitos e medito nas obras das tuas mãos. A ti levanto as mãos; a minha alma anseia por ti como terra sedenta" (Salmo 143:4-6). E, "desde os confins da terra clamo por ti, no abatimento do meu coração. Leva-me para a rocha que é alta demais para mim; pois tu tens sido o meu refúgio e uma torre forte contra o inimigo" (Salmo 61:2-3). Glória a Deus porque Ele nos ouve e permanece fiel. Há uma rocha mais alta do que nós.

Quando nos sentimos sobrecarregados, pode ser útil nos afastarmos da situação, tanto quanto possível. Talvez precisemos diminuir a nossa carga de trabalho, sabendo que não é pecado deixar algumas responsabilidades de lado por um tempo. Seja como for, continuamos confiando na força de Deus e orando pela paz, sabendo que Ele prometeu nos ajudar. “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos, ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares” (Salmo 46:1-2).

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre se sentir sobrecarregado?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries