settings icon
share icon
Pergunta

O que posso fazer quando não sinto nenhum amor por Deus?

Resposta


Primeiro, uma pergunta importante: você nasceu de novo? Você já confiou no Senhor Jesus Cristo para a sua salvação? Se sim, então a inimizade entre você e seu Criador se foi e você entrou em um relacionamento seguro e amoroso com Deus. Se você não tem fé em Cristo, então ainda não tem um relacionamento com Deus (João 14:6).

Sentimentos vêm e vão, e nem sempre se pode “sentir” amor por Deus. Os corações tendem a esfriar, e até mesmo os cristãos mais acesos podem ter dificuldade para manter seu amor e serviço a Deus. A igreja em Éfeso teve que ser repreendida por Cristo: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor” (Apocalipse 2:4). A falta de sentimentos de amor, no entanto, não significa que o relacionamento terminou. Deus não muda; Seu amor é constante.

Por mais clichê que pareça, não desista! Saiba que Deus o ama e deseja que você tenha uma vida abundante e pacífica dentro dos parâmetros da Sua vontade. Deus é um Pai amoroso e compassivo que olha para você com grande amor. 2 Coríntios 1:3 descreve Deus como “o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!” Ele o ama e deseja ajudá-lo neste momento difícil de se sentir desconectado dEle.

Nosso relacionamento com Deus é baseado no amor. Ele nos amou e enviou o Seu Filho (João 3:16), e nossa resposta ao Seu amor deve ser amá-lO e servi-lO em retribuição (1 João 4:19). Não serviço por obrigação, mas por amor verdadeiro por Ele e por quem Ele é. A vontade de Deus não é que demos de nós mesmos “com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” (2 Coríntios 9:7). Então, como é possível tornar-se aquele “doador alegre” que dá seu coração livremente a Deus?

Reflita sobre sua caminhada até agora

Devem os cristãos se sentir calorosos e aconchegantes em relação a Deus o tempo todo? Não. Todos nós temos vales e desertos em nossa caminhada e sentimos todos os tipos de emoções em vários pontos de nossas vidas – assim como fazemos em outros relacionamentos. Ao reacender sua afeição por Deus, comece desde o início. Reflita sobre onde e como a sua caminhada com Ele começou. Quando você foi salvo? Por que foi salvo? O que sentiu quando começou a descobrir quem era Deus? Como tem Jesus Se dado a conhecer a você em sua vida diária desde então? Por quais coisas na vida Deus tem ajudado você a passar? Considere as vitórias passadas (1 Samuel 7:12) e aqueles momentos em que você sentiu um profundo desejo e anseio por Deus em sua vida.

Ore

Passe algum tempo de qualidade com Deus. Conheça-O mais. Conhecê-lO é amá-lO. Peça a Deus que aumente o seu desejo por Ele. Peça a Ele que o encha com Seu Espírito e reacenda sua apreciação de Seu caráter. Continue se submetendo ao Espírito Santo e confesse a Deus que você não pode superar essas lutas sozinho - nenhum de nós pode. Quando pedimos por ajuda à Sua mão amiga, Ele sempre nos ouve! O Salmo 18:6 diz: “Na minha angústia, invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos.”

Leia as Escrituras

Durante os momentos em que você não sente nada em relação a Deus, é útil ler a Sua Palavra para lembrar-se de como Ele se sente por você. Mergulhe nas Escrituras o máximo possível enquanto lida com esses sentimentos de desinteresse. A Palavra de Deus verdadeiramente “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos” (Salmo 119:105). Tente ler um salmo por dia. O livro de Salmos é muito encorajador e tem muitas orações com as quais você pode realmente se identificar, dada a sua situação atual. É na Palavra que Deus revela mais sobre Si mesmo e sobre a Sua vontade para sua vida.

Busque aconselhamento cristão

Isso é especialmente importante se você estiver com raiva ou chateado com Deus por algum motivo. É difícil sentir amor por alguém enquanto se está com raiva dele. Se há um problema de raiva, há quanto tempo você se sente assim? Você pode atribuir seus sentimentos a uma situação específica? Alguma coisa ajuda a aliviar seus sentimentos ou muda temporariamente sua percepção? O aconselhamento bíblico pode ajudá-lo a lidar com questões específicas. Através do processo de cura, guiado por um pastor ou outro conselheiro, você deve ser capaz de liberar a raiva e a mágoa, e a sua percepção de Deus deve mudar para melhor.

Encontre um mentor piedoso

Certamente, existe alguém que você conhece que ama o Senhor e cuja alegria cristã é evidente. Peça a essa pessoa para se encontrar com você regularmente. Passem tempo juntos, estudem a Bíblia juntos, orem juntos. Faça perguntas sobre a caminhada espiritual de seu mentor e como você pode amar mais ao Senhor. Este amigo pode encorajá-lo em sua jornada.

Conecte-se à Sua Igreja Local

Deus pretende que a vida cristã seja vivida corporativamente. É por isso que Ele chama a igreja de “corpo” de Cristo (Romanos 12:5). Existem muitas oportunidades para servir ao Senhor através da sua igreja e muitas pessoas que podem exortar, apoiar e encorajar você.

Deus continuará te amando muito! “… e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus” (Efésios 3:17-19).

English



Voltar à página principal em português

O que posso fazer quando não sinto nenhum amor por Deus?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries