settings icon
share icon
Pergunta

A Bíblia diz para seguir o seu coração?

Resposta


Existem muitos apelos para “seguir o seu coração” em filmes, romances, slogans, blogs e memes. Conselhos relacionados são “confie em si mesmo” e “siga os seus instintos”. Um ditado corolário é “seu coração nunca o desviará”. O problema é que nenhuma dessas afirmações é biblicamente sustentável.

Em vez de confiar em nossos corações, devemos entregá-los a Deus: “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas” (Provérbios 3:5–6). Esta passagem dá uma ordem explícita para não confiarmos em nós mesmos. E dá a promessa de orientação para aqueles que escolhem seguir o Senhor.

Para que qualquer coisa forneça a direção adequada, deve basear-se na verdade objetiva. Isso quer dizer que tudo o que é consultado para orientação deve chegar a uma conclusão baseada na verdade objetiva e não em inferências subjetivas e emocionais. A Bíblia ensina que o homem deve seguir a Deus. Deus declara: “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor” (Jeremias 17:7). Deus tem conhecimento perfeito de tudo (1 João 3:20), uma característica muitas vezes chamada de onisciência. O conhecimento de Deus não é limitado de forma alguma. Deus está ciente de todos os eventos que já aconteceram, estão ocorrendo atualmente e acontecerão (Isaías 46:9–10). O conhecimento de Deus vai além de meros eventos e se estende a pensamentos e intenções (João 2:25; Atos 1:24). Contudo, não é todo esse conhecimento que faz de Deus uma fonte de orientação perfeitamente confiável. Deus também está ciente de todas as possibilidades, de todas as eventualidades, de todos os resultados imagináveis de qualquer série de eventos (Mateus 11:21). Essa capacidade, combinada com a bondade de Deus, permite que Deus dê a melhor orientação possível para as pessoas seguirem.

Deus diz o seguinte sobre o coração não regenerado: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9). Esta passagem deixa claras duas razões pelas quais ninguém deve comprometer-se a seguir o seu coração ao tomar decisões. Primeiro, não há nada mais enganoso em toda a criação do que o coração do homem por causa da sua natureza pecaminosa herdada. Se seguirmos o nosso coração, seguiremos um guia não confiável.

Na verdade, estamos cegos para a natureza enganosa do nosso próprio coração. Como o profeta pergunta: “... quem o conhecerá?” Quando confiamos em nós mesmos para obter sabedoria, acabamos sendo incapazes de distinguir o certo do errado. O sucesso de 1977, “You Light Up My Life”, contém estas palavras infelizes: “Não pode estar errado / Quando parece tão certo”. Determinar o certo e o errado com base em “sentimentos” é uma maneira perigosa (e antibíblica) de viver.

Segundo, Jeremias 17:9 ensina que o coração está desesperadamente doente. Não há como consertar o coração. Antes, o homem precisa de um novo coração. É por isso que, quando uma pessoa chega à fé em Cristo, ela se torna uma nova criação (2 Coríntios 5:17). Jesus não conserta o coração; em vez disso, Ele o substitui por um novo.

Mas isso não significa que podemos confiar em nossos corações depois que passamos a ter fé em Cristo. Mesmo como crentes, somos encorajados a seguir a vontade de Deus acima dos nossos próprios desejos. A Bíblia ensina que “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer” (Gálatas 5:17).

Temos um Senhor onisciente e benevolente que promete nos dar sabedoria (Tiago 1:5); temos a Sua Palavra inspirada e inerrante escrita para nós (2 Timóteo 3:16). Por que daríamos as costas a Deus e às Suas promessas eternas para seguir os impulsos caprichosos do coração?

English



Voltar à página principal em português

A Bíblia diz para seguir o seu coração?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries