settings icon
share icon
Pergunta

O que são os santos padroeiros?

Resposta


No pensamento católico, um santo é um indivíduo falecido que, tendo alcançado a santificação e um notável grau de piedade, é oficialmente declarado um intercessor a quem os vivos podem orar. Um santo padroeiro é um santo procurado por proteção e intercessão por uma pessoa, uma guilda ou um lugar. Por exemplo, o santo padroeiro de Madagascar é São Vicente de Paulo, e o santo padroeiro dos confeiteiros é São Honorato de Amiens.

O ensino católico sobre a santidade entra em conflito com a definição de santo da Bíblia. De acordo com a Bíblia, um santo é qualquer um que veio à fé em Cristo e assim se tornou justo. Embora os cristãos devam viver vidas “santas”, até mesmo os santos podem deixar de fazê-lo às vezes. Paulo se refere aos crentes de Corinto como “santos” em 1 Coríntios 1:2. Ao ler 1 Coríntios, você descobrirá que as pessoas não estavam agindo de forma muito “santa”, e Paulo tem que repreendê-las. Elas não estavam vivendo de acordo com a sua posição como santos em Cristo, mas mesmo assim eram santos. Não existe um “santo padroeiro” a quem se ora na Bíblia.

Na teologia católica romana, ninguém pode ter certeza absoluta do seu destino eterno, pois mesmo o melhor dos homens pode cometer um pecado mortal e morrer fora da graça. Falar sobre a certeza da salvação é considerado pecado de presunção. No entanto, existem algumas pessoas que viveram vidas tão exemplares que a Igreja está confiante em seu destino eterno e assim as “canoniza” – ou seja, oficialmente as reconhece como santas. De acordo com a doutrina católica, esses santos não só têm retidão suficiente para si mesmos, mas têm retidão em excesso que pode ser usada para compensar algumas das deficiências de seus semelhantes.

Na prática católica romana, pode-se orar ou pedir ajuda a um santo. Como o peticionário pode não ser justo o suficiente para obter ajuda direta de Deus Pai ou de Cristo, ele ou ela pode orar a um santo que então levará o pedido ao Pai ou ao Filho. É por isso que rezar a Maria é visto como tão eficaz – quem tem mais influência sobre um filho do que sua mãe? A ideia é que, se Maria assumir a sua causa e levar o seu pedido ao Filho, você pode ter certeza de uma resposta favorável. O ensino oficial católico diria que os católicos não estão orando aos santos, mas pedindo aos santos que rezem com eles; na prática, porém, o católico romano médio reza diretamente aos santos.

Maria é de longe a santa mais importante, mas há muitos outros santos que têm áreas especializadas de interesse ou especialização, e estes são conhecidos como “santos padroeiros”. Os santos padroeiros de um indivíduo geralmente são determinados pelo santo que dá nome a uma pessoa ou pelo dia do nascimento de uma pessoa. (Cada dia do ano é dedicado a um santo: 14 de fevereiro é o Dia de São Valentim, 17 de março é o Dia de São Patrício, etc.) Se uma pessoa recebe o nome de um santo ou nasce no dia de um santo em particular, presume-se que o santo terá um interesse particular nas suas necessidades.

Os santos padroeiros também são determinados por interesses, hobbies, atividades e profissões. Alguns dos santos padroeiros são escolhas óbvias. Por exemplo, São Pedro é o santo padroeiro dos pescadores, São Lucas é o santo padroeiro dos médicos e São José é o santo padroeiro dos carpinteiros. São Judas é o santo padroeiro dos hospitais e das causas perdidas. São Cristóvão é o santo padroeiro dos viajantes, por isso pequenas figuras de São Cristóvão são frequentemente exibidas nos painéis dos carros. Santa Teresa de Calcutá (também conhecida como Madre Teresa) é a padroeira dos missionários. São Francisco de Assis é o santo padroeiro dos animais, e sua estátua é frequentemente colocada em jardins e ambientes naturais.

Os santos padroeiros são vistos como fornecendo proteção e respondendo às orações. Santa Ana é a padroeira dos marinheiros e, claro, os marinheiros precisam de proteção contra tempestades. Quando Martinho Lutero (que recebeu o nome de Martinho porque nasceu no dia de São Martinho) quase foi morto em uma tempestade, ele gritou de medo: “Ajude-me, Santa Ana, e eu me tornarei um monge!” Ele viveu e, fiel à sua promessa, tornou-se monge.

Infelizmente, a ideia de santos padroeiros tem suas raízes no paganismo. Honrar os santos que supervisionam certas regiões geográficas ou pedir-lhes para proteger aqueles em certos ofícios soa notavelmente como o conceito de divindades padroeiras no Império Romano. Nas religiões antigas, cada divindade tinha um domínio particular de operação. Cada guilda de comércio e profissão tinha uma divindade patrona. Se você tivesse um problema ou um pedido em uma área específica, ou se tratasse de seu sustento, suas orações e sacrifícios seriam direcionados a essa divindade. Lucas registra que Paulo e seus companheiros foram levados a bordo de um navio que “tinha por emblema Dióscuros” (Atos 28:11) — esses dois deuses eram as divindades patronais dos proprietários do navio. O conceito de "divindades patronais" remonta a antes de Roma, no entanto: o "Baal de Peor" em Números 25:3 é um exemplo de um deus patrono adorado pelos moabitas.

O Novo Testamento descarta a ideia de santos padroeiros, ensinando claramente que todos os crentes são santos e que não temos justiça própria. A nossa única justiça é a justiça imputada de Cristo. “Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.... Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados” (Hebreus 10:10, 14; veja também 2 Coríntios 5:21). Nenhum crente (que é um santo por definição) precisa de outro santo para chamar a atenção de Deus; em vez disso, ele pode ir diretamente a Deus. “Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hebreus 4:14–16).

English



Voltar à página principal em português

O que são os santos padroeiros?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries