settings icon
share icon
Pergunta

O que significa o fato de as mulheres serem "salvas" por meio da gravidez (1 Timóteo 2:15)?

Resposta


Esse versículo tem sido mal interpretado para significar que qualquer mulher que dá à luz um filho é automaticamente salva em virtude da gravidez. Primeira Timóteo 2:15 é a conclusão do ensino de Paulo sobre os papéis de homens e mulheres na igreja, que ele começou no versículo 11. É um versículo notoriamente difícil, com uma infinidade de possíveis interpretações. "Todavia, ela será salva* dando à luz filhos, desde que permaneça com domínio próprio na fé, no amor e na santificação." Como sempre, o contexto imediato deve servir para determinar o significado exato de um texto. O versículo anterior fala do engano de Eva na Queda e das consequências subsequentes.

Em Gênesis 3:16, Deus amaldiçoa Eva dizendo: "Multiplicarei grandemente a tua dor na gravidez; com dor darás à luz filhos." Isso pode parecer indicar que Paulo quis dizer que as mulheres seriam fisicamente preservadas pela dor do parto. Entretanto, o verbo usado aqui em 1 Timóteo 2:15 (soqhsetai) sempre carrega o significado de salvação espiritual nos escritos de Paulo. Além disso, as mulheres cristãs ainda sentem dor no parto e, às vezes, morrem em decorrência do processo de dar à luz. Se a libertação física for o significado do versículo 15, então isso indicaria que as mulheres cristãs que morrem no parto talvez não tenham "continuado na fé, no amor e na santidade com propriedade".

Uma segunda opção seria a de que as mulheres são espiritualmente salvas por meio da gravidez. Obviamente, esse não pode ser o caso, pois isso contradiria a mensagem consistente da salvação pela graça por meio da fé em Cristo (Efésios 2:8-9). Uma terceira possibilidade é que a palavra "gerar" (teknogonias) se refere ao nascimento de Cristo, potencialmente uma ligação com Gênesis 3:15 e a promessa de uma Semente que viria por meio da mulher. Isso é improvável, considerando que Paulo em nenhum outro lugar se refere ao nascimento de Cristo dessa maneira. Uma referência à encarnação parece duvidosa, considerando o contexto e o assunto em questão.

A interpretação mais provável que leva em conta o contexto imediato é que, em vez de abandonar seus papéis pretendidos exigindo ensino e posições de autoridade na igreja, as mulheres encontrarão a verdadeira realização por meio da gravidez. Paulo está dizendo que Deus chama as mulheres para serem esposas fiéis e prestativas, criando filhos para amar e adorar a Deus e administrando o lar com sabedoria (1 Timóteo 5:14; Tito 2:3-5). Embora essa visão não esteja isenta de dificuldades, ela parece se harmonizar melhor com o contexto e com o restante das Escrituras.

English



Voltar à página principal em português

O que significa o fato de as mulheres serem "salvas" por meio da gravidez (1 Timóteo 2:15)?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries