settings icon
share icon
Pergunta

O que significa o fato de sermos salvos e estarmos sendo salvos ao mesmo tempo?

Resposta


O pecado é a razão pela qual precisamos ser salvos. Somos salvos de vários aspectos do pecado e, portanto, nossa salvação tem uma fase passada e presente (bem como uma fase futura).

Quando somos salvos (justificados), somos salvos da penalidade do pecado. Esse é um ato passado. Jesus pagou pelo nosso pecado na cruz no passado e, quando uma pessoa confia nEle para a salvação, ela é perdoada e justificada perante Deus. Essa é uma transação única. Uma pessoa que é justificada foi salva:

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se orgulhe. (Efésios 2:8-9)

Portanto, justificados pela fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. (Romanos 5:1)

Entretanto, não é apenas a penalidade do pecado que é um problema. Os cristãos ainda lutam contra o poder do pecado em suas vidas. Embora tenham sido perdoados, eles não são perfeitos. Enquanto estão na Terra, eles estão sendo salvos do poder do pecado (santificados). Paulo passa os capítulos 1-3 de Efésios explicando como os crentes foram salvos da penalidade do pecado. Em seguida, ele os exorta a viver nessa realidade, não permitindo que o pecado continue a controlar suas ações:

Portanto, eu, prisioneiro no Senhor, peço-vos que andeis de modo digno para com o chamado que recebestes, com toda humildade e mansidão, com paciência, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando cuidadosamente manter a unidade do Espírito no vínculo da paz. (Efésios 4:1-3)

Assim, também, considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Portanto, não reine o pecado em vosso corpo mortal, a fim de obedecerdes aos seus desejos. Tampouco apresenteis os membros do vosso corpo ao pecado como instrumentos do mal; mas apresentai-vos a Deus como vivificados dentre os mortos, e apresentai os membros do vosso corpo a Deus como instrumentos de justiça. Pois o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. (Romanos 6:11-14)

Desse modo, descubro esta lei em mim: quando quero fazer o bem, o mal está presente em mim. Porque, no que diz respeito ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos membros do meu corpo outra lei guerreando contra a lei da minha mente e me fazendo escravo da lei do pecado, que está nos membros do meu corpo. Desgraçado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! Desse modo, com a mente eu mesmo sirvo à lei de Deus, mas com a carne, à lei do pecado.(Romanos 7:21-25)

Portanto, até mesmo Paulo, o apóstolo, admite que ainda luta contra o pecado em sua vida. No entanto, à medida que o cristão amadurece, haverá vitórias sobre o pecado na vida cotidiana. Os cristãos estão sendo salvos do poder do pecado sobre eles.

Finalmente, no futuro, os cristãos serão salvos da própria presença do pecado (glorificados). Um dia, os cristãos receberão um novo corpo, e a natureza do pecado será completamente erradicada. Esperamos ansiosamente por um novo lar, um novo céu e uma nova terra onde o pecado não será mais um problema:

Então vi um novo céu e uma nova terra. Pois o primeiro céu e a primeira terra já se foram, e o mar já não existe. Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, enfeitada como uma noiva preparada para seu noivo. E ouvi uma forte voz, que vinha do trono e dizia: O tabernáculo de Deus está entre os homens, pois habitará com eles. Eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ele lhes enxugará dos olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento, nem dor, porque as primeiras coisas já passaram.... Nela não vi santuário, pois seu santuário é o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro. A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela brilhem, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua lâmpada. As nações andarão em sua luz, e os reis da terra lhe trarão a sua glória. Suas portas não se fecharão de dia, e ali não haverá noite; para ela virão a glória e a honra das nações. Nela não entrará coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira, mas somente os inscritos no livro da vida do Cordeiro. (Apocalipse 21:1-4, 22-27)

A salvação, portanto, tem três aspectos:

- Passado: Fomos salvos da penalidade do pecado. Fomos justificados.

- Presente: Estamos sendo salvos do poder do pecado. Estamos sendo santificados.

- Futuro: Seremos salvos da presença do pecado. Seremos glorificados.

English



Voltar à página principal em português

O que significa o fato de sermos salvos e estarmos sendo salvos ao mesmo tempo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries