settings icon
share icon
Pergunta

Por que o sistema sacrificial exigia um sacrifício de sangue?

Resposta


Todo o Antigo Testamento, cada livro, aponta para o Grande Sacrifício que estava por vir - a entrega sacrificial de Jesus de Sua própria vida em nosso favor. Levítico 17:11 é a declaração central do Antigo Testamento sobre o significado do sangue no sistema de sacrifício. Deus, falando a Moisés, declara: "Porque a vida da carne está no sangue, e eu o tenho dado a vós sobre o altar, para fazer expiação por vós, porque é o sangue que faz expiação pela vida."

Um "sacrifício" é definido como a oferta de algo precioso por uma causa ou um motivo. Fazer expiação é satisfazer alguém ou algo por uma ofensa cometida. O versículo de Levítico pode ser lido com mais clareza agora: Deus disse: "Eu o dei a vocês (a vida da criatura, que está em seu sangue) para fazer expiação por vocês mesmos (cobrindo a ofensa que cometeram contra Mim)". Em outras palavras, aqueles que são cobertos pelo sacrifício de sangue são libertados das consequências do pecado.

É claro que os israelitas não conheciam Jesus propriamente dito, ou como Ele morreria em favor deles e depois ressuscitaria, mas acreditavam que Deus lhes enviaria um Salvador. Todos os muitos e muitos sacrifícios de sangue vistos em todo o Antigo Testamento eram um prenúncio do verdadeiro sacrifício que viria de uma vez por todas, para que os israelitas nunca se esquecessem de que, sem o sangue, não há perdão. Esse derramamento de sangue é um ato de substituição. Portanto, a última cláusula de Levítico 17:11 poderia ser lida como "o sangue faz expiação à custa da vida" (ou seja, a vida do animal) ou "faz expiação no lugar da vida" (ou seja, a vida do pecador, sendo Jesus Cristo Aquele que dá vida por meio de Seu sangue derramado).

Hebreus 9:11-18 confirma o simbolismo do sangue como vida e aplica Levítico 17:11 ao sacrifício do Senhor Jesus Cristo. O versículo 12 afirma claramente que os sacrifícios de sangue do Antigo Testamento eram temporários e expiavam o pecado apenas parcialmente e por um curto período de tempo, daí a necessidade de repetir os sacrifícios anualmente. Mas quando Cristo entrou no Lugar Santíssimo, Ele o fez para oferecer Seu próprio sangue de uma vez por todas, tornando desnecessários os sacrifícios futuros. É isso que Jesus quis dizer em Suas palavras ao morrer na cruz: "Está consumado" (João 19:30). Nunca mais o sangue de touros e bodes purificaria os homens de seus pecados. Somente se aceitarmos o sangue de Jesus, derramado na cruz para a remissão dos pecados, poderemos nos apresentar diante de Deus revestidos da justiça de Cristo (2 Coríntios 5:21).

English



Voltar à página principal em português

Por que o sistema sacrificial exigia um sacrifício de sangue?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries