settings icon
share icon
Pergunta

Por que Jesus disse ao jovem rico que ele poderia ser salvo se obedecesse aos mandamentos?

Resposta


Para entender a resposta de Jesus à pergunta do jovem rico - "O que devo fazer para ser salvo?" - precisamos considerar três coisas: o contexto do jovem rico, o propósito de sua pergunta e a essência do evangelho de Jesus Cristo. O jovem perguntou a Jesus: "Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?" (Mateus 19:16). Jesus respondeu: "se queres entrar na vida, obedece aos mandamentos" (versículo 17). À primeira vista, parece que Jesus está dizendo que o jovem e, por extensão, todas as pessoas devem obedecer aos mandamentos para serem salvas. Mas será que era isso mesmo que Ele estava dizendo? Uma vez que a essência da mensagem de salvação é que somos salvos pela graça por meio da fé (Efésios 2:8-9), por que Jesus ofereceria ao jovem rico um "plano alternativo"?

A história do jovem rico é encontrada em todos os três Evangelhos Sinóticos, Mateus 19:16-23, Marcos 10:17-22 e Lucas 18:18-23. O homem é descrito como um "jovem rico", o que significa que ele era um príncipe ou magistrado de algum tipo. Como nenhum governante romano se dirigiria a Jesus como "mestre", presume-se que esse homem era um governante judeu da sinagoga local. Esse homem também tinha "grandes bens" (Mateus 19:22) e, mais tarde, Jesus usou Sua conversa com esse homem para ensinar o efeito prejudicial que o dinheiro pode ter sobre o desejo de vida eterna (versículos 23-24). A lição que Jesus extrai desse incidente diz respeito ao dinheiro, não à salvação pelas obras.

A primeira coisa que Jesus diz ao cumprimentar o homem, "Bom mestre", é lembrá-lo de que ninguém é bom, exceto Deus (Mateus 19:17). Jesus não estava negando a Sua própria divindade. Em vez disso, Jesus estava imediatamente levando o homem a pensar sobre o que "bom" realmente significa - já que somente Deus é bom, então o que normalmente chamamos de bondade humana pode ser algo completamente diferente. Quando o homem pediu a Jesus para especificar quais mandamentos ele deveria guardar, Jesus recitou seis dos mandamentos, incluindo "amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mateus 19:19). O homem responde: "Tenho obedecido a tudo isso; que me falta ainda?" (versículo 20), e essa é uma declaração fundamental. O jovem era obviamente religioso e sincero em sua busca pela retidão. Seu problema era que ele se considerava irrepreensível em relação à Lei. E esse é o ponto que Jesus desafia.

Jesus diz ao homem: "Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres; e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-me" (Mateus 19:21). O jovem decidiu que Jesus estava pedindo demais. "Mas, ouvindo essas palavras, o jovem retirou-se triste, porque possuía muitos bens" (versículo 22). Em vez de obedecer às instruções de Jesus, ele deu as costas ao Senhor e foi embora. A escolha do homem, sem dúvida, entristeceu Jesus também, porque Jesus o amava (Marcos 10:21).

Ao dizer ao jovem para guardar os mandamentos, Jesus não estava dizendo que ele poderia ser salvo por obedecer aos mandamentos; em vez disso, Jesus estava enfatizando a Lei como o padrão perfeito de Deus. Se você conseguir cumprir a Lei perfeitamente, poderá escapar da penalidade do pecado - mas esse é um grande "se". Quando o homem respondeu que cumpria o padrão da Lei, Jesus simplesmente tocou em uma questão que provava que o homem não estava à altura da santidade de Deus. O homem não estava disposto a seguir o Senhor, se isso significasse abrir mão de sua riqueza. Assim, o homem estava quebrando os dois maiores mandamentos: ele não amava o Senhor de todo o coração e não amava o próximo como a si mesmo. Ele amava mais a si mesmo (e ao seu dinheiro). Longe de obedecer a "todos" os mandamentos, como ele havia afirmado, o homem era um pecador como todos os outros. A Lei provou isso.

Se o homem tivesse amado a Deus e às outras pessoas mais do que a sua propriedade, ele estaria disposto a abrir mão de sua riqueza para servir a Deus e ao homem. Mas não era esse o caso. Ele havia transformado sua riqueza em um ídolo e a amava mais do que a Deus. Com precisão cirúrgica, Jesus expõe a cobiça no coração do homem - cobiça que ele nem suspeitava ter. A afirmação de Jesus de que somente Deus é bom (Mateus 19:17) é comprovada pela resposta do jovem à ordem de Jesus.

Em Sua conversa com o jovem rico, Cristo não ensinou que somos salvos pelas obras da Lei. A mensagem da Bíblia é que a salvação é pela graça por meio da fé (Romanos 3:20, 28; 4:6; Gálatas 2:16; Efésios 2:9; 2 Timóteo 1:9). Em vez disso, Jesus usou o amor do homem pelo dinheiro para mostrar como ele estava aquém do padrão santo de Deus - assim como todos nós. O jovem rico precisava do Salvador, e nós também.

English



Voltar à página principal em português

Por que Jesus disse ao jovem rico que ele poderia ser salvo se obedecesse aos mandamentos?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries