settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a responsabilidade pessoal?

Resposta


Parte do crescimento é assumir a responsabilidade por si mesmo. Começamos como crianças sem nenhuma responsabilidade pessoal – tudo de que precisamos é feito por nós. À medida que passamos pelas diferentes fases da infância, assumimos cada vez mais responsabilidades. Aprendemos a amarrar os sapatos, limpar o quarto e entregar o dever de casa. Aprendemos que a responsabilidade tem suas recompensas e que a irresponsabilidade tem outros efeitos indesejáveis. De muitas maneiras, a diferença entre um menino e um homem é disposição do mais velho de assumir a responsabilidade pessoal por suas ações. Como diz Paulo: "... quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino" (1 Coríntios 13:11).

A Bíblia ensina o conceito de responsabilidade pessoal: "A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai, a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este" (Ezequiel 18:20). A responsabilidade pessoal está intimamente relacionada com a lei da semeadura e da colheita (Gálatas 6:7-8). "Dizei aos justos que bem lhes irá; porque comerão do fruto das suas ações. Ai do perverso! Mal lhe irá; porque a sua paga será o que as suas próprias mãos fizeram" (Isaías 3:10-11).

Os mandamentos do Antigo Testamento incluíam bênçãos pela obediência e punições pela desobediência. Em outras palavras, a Lei enfatizava a responsabilidade dos indivíduos de responder à verdade revelada de Deus de maneira moralmente apropriada. Deus definiu claramente o certo e o errado, e esperava-se que Seu povo fizesse o que era certo. Este tem sido o caso desde o Jardim do Éden, quando Adão recebeu uma ordem específica à qual devia obedecer. Mais tarde, Caim, filho de Adão, foi advertido por Deus de que seria pessoalmente responsável por seus atos (Gênesis 4:7).

Acã foi considerado responsável por seu pecado em Jericó (Josué 7:14-15). Jonas foi considerado responsável por sua decisão de fugir do Senhor (Jonas 1:7-8). Os levitas eram responsáveis pelo cuidado do tabernáculo (Números 18:5). Os diáconos na igreja primitiva assumiam a responsabilidade pessoal de suprir algumas necessidades práticas da igreja (Atos 6:3). A Paulo foi confiada a responsabilidade de abrir o caminho do evangelho aos gentios (Efésios 3:2).

A Bíblia espera que assumamos responsabilidade pessoal em todas as áreas da vida. As pessoas que podem trabalhar devem trabalhar para conseguir sua comida. "... se alguém não quer trabalhar, também não coma" (2 Tessalonicenses 3:10). Os homens devem assumir a responsabilidade de prover em suas casas (1 Timóteo 5:8).

Às vezes, as pessoas tentam evitar a responsabilidade pessoal e geralmente o fazem transferindo a culpa para os outros. Adão tentou culpar Eva por seu pecado (Gênesis 3:12). Caim tentou evitar sua responsabilidade (Gênesis 4:9). Pilatos tentou absolver sua culpa na questão da crucificação de Cristo: "Estou inocente do sangue deste [justo]; fique o caso convosco!" (Mateus 27:24). Em última análise, tais tentativas são inúteis. "... sabei que o vosso pecado vos há de achar" (Números 32:23).

Cada um de nós tem a responsabilidade pessoal de "arrepender-nos e crer no evangelho" (Marcos 1:15) e então glorificar o Senhor com boas obras (Efésios 2:10). Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida" (1 João 5:12). Aqueles que escolhem rejeitar a verdade de Deus são "indesculpáveis" (Romanos 1:20). Não podemos fugir da nossa responsabilidade pessoal de exercer fé em Cristo.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a responsabilidade pessoal?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries