settings icon
share icon
Pergunta

Qual foi o impacto do Renascimento no cristianismo?

Resposta


O Renascimento (também chamado de Renascença) foi uma época de interesse renovado no estudo das Humanidades, começando na Itália e se espalhando por toda a Europa nos séculos XIV a XVI. O Renascimento trouxe um renascimento da arte, da literatura e do aprendizado e constituiu a transição da Idade Média para a idade moderna. O impacto generalizado do Renascimento afetou o cristianismo e ajudou a mudar o curso da história da igreja.

Uma maneira pela qual o Renascimento impactou o cristianismo foi ao aumentar a curiosidade sobre os escritos da igreja primitiva em grego. No período medieval, a ênfase estava na escolástica. No estudo da teologia escolástica, os alunos estudavam comentários sobre as Escrituras. O livro-texto mais amplamente usado foi o Livro das Sentenças de Pedro Lombardo (século 12), que era um comentário sobre passagens selecionadas das Escrituras organizadas topicamente. Lombardo havia acumulado comentários dos pais da igreja e pensadores mais recentes. Um segundo livro amplamente utilizado foi o comentário de Duns Scotus sobre as Sentenças de Pedro Lombardo. Estudantes de teologia da Idade Média estudavam comentários e comentários sobre comentários mais do que estudavam as próprias Escrituras!

O Renascimento trouxe uma ênfase em voltar às fontes originais. Muitos dos clássicos gregos chegaram à Europa Ocidental quando as grandes bibliotecas gregas do Império Romano Oriental foram movidas para o oeste a fim de serem mantidas a salvo do avanço dos exércitos muçulmanos. Os estudiosos começaram a querer ler esses clássicos nas línguas originais. Da mesma forma, aqueles que queriam estudar as Escrituras começaram a ver a necessidade de estudá-las no original grego e hebraico, não em latim. (Naquela época, o latim vulgar, uma tradução do século IV, era a Bíblia oficialmente reconhecida da Igreja Católica.)

Em um esforço para ajudar nessa mudança para fontes originais, Erasmo de Rotterdam publicou um Novo Testamento grego em 1516, usando os manuscritos gregos que ele tinha disponíveis. Embora o texto de Erasmo estivesse longe de ser perfeito, era uma grande melhoria em relação ao latim e foi a chave para a ascensão do humanismo cristão no Renascimento. Como a Bíblia foi estudada nas línguas originais, foram expostos erros na tradução latina. Por exemplo, Martinho Lutero descobriu que onde o grego diz “arrependa-se” o latim vulgar diz “faça penitência” – duas coisas muito diferentes.

É impossível separar o Renascimento e a Reforma. O pensamento renascentista nascente ajudou a acarretar a Reforma, que por sua vez ajudou a acarretar o Renascimento por completo. Homens como Lutero começaram a estudar a Bíblia por si mesmos, em vez de confiar na autoridade da igreja para lhes dizer o que a Bíblia ensinava. Ao estudarem, encontraram algo radicalmente diferente do que haviam sido ensinados no dogma oficial da igreja. Esses homens também tinham o encargo de fornecer traduções precisas da Bíblia na linguagem comum do povo e, graças à recente invenção da prensa tipográfica de Gutenberg, tinham os meios para disseminar a verdade. Lutero produziu um Novo Testamento alemão em 1522, baseado na segunda edição do texto grego de Erasmo. Enquanto isso, William Tyndale estava trabalhando em uma tradução para o inglês; Pierre Robert Olivétan estava escrevendo uma tradução francesa; Jacob van Liesveldtin estava trabalhando em holandês; Laurentius e Olavus Petri estavam trabalhando em uma Bíblia sueca; Christiern Pedersen estava produzindo uma Bíblia dinamarquesa; Oddur Gotskálksson estava trabalhando em uma tradução islandesa; e Casiodoro de Reina estava produzindo uma Bíblia em castelhano. As pessoas comuns, que não podiam ler as Escrituras no original grego e hebraico (ou em latim), agora podiam ter a sua própria Bíblia, e as taxas de alfabetização dispararam quando as pessoas decidiram ler a Bíblia por si mesmas.

A conseqüência natural do pensamento da Reforma, que ajudou a impulsionar a expansão do Renascimento, foi questionar a autoridade da Igreja e acabar com as distinções de classe entre as pessoas. Se qualquer pessoa pudesse se aproximar de Deus sem um sacerdote, se todos os crentes fossem sacerdotes, e se a salvação fosse pela fé em Cristo sem a mediação da igreja, então a autoridade da igreja medieval seria severamente enfraquecida. Da mesma forma, pensamentos de igualdade em Cristo e na sociedade vieram à tona. Reis que sempre presumiram que reinavam por direito divino eram agora chamados a justificar suas ações pelas Escrituras. Com isso, a sua liberdade autocrática foi reduzida. Da mesma forma, os governantes seculares sentiram que podiam romper com a autoridade da igreja em favor de suas próprias consciências e compreensão das Escrituras. Na Reforma, as sementes da “separação entre igreja e estado” foram plantadas.

Renascimento significa “nascer novamente”, e isso é certamente o que aconteceu com a sociedade e a cultura quando a arte e a ciência floresceram. Na época do Renascimento ocorreu também um “renascimento” da igreja, quando os homens começaram a pensar biblicamente e independentemente do catolicismo romano. Infelizmente, o pensamento renascentista continuou onde a Reforma parou. A Reforma disse que se podia questionar a igreja onde ela discordava das Escrituras. Os pensadores seculares da Renascença diziam que as Escrituras também podiam ser questionadas quando discordavam do próprio entendimento. Para os pensadores seculares da Renascença, o homem era a autoridade final e o árbitro da verdade – não Deus, não as Escrituras.

Os cristãos evangélicos de hoje são os herdeiros da Reforma, que pode ser chamada de Renascimento Cristão, e a sociedade secular moderna é a herdeira do Renascimento secular.

English



Voltar à página principal em português

Qual foi o impacto do Renascimento no cristianismo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries