settings icon
share icon
Pergunta

Como a religião cristã é diferente de todas as outras religiões do mundo?

Resposta


A religião é a prática da fé; isto é, a religião é a observância externa ou cerimonial de um conjunto de crenças. Tecnicamente, há uma diferença entre fé (a atitude interna) e religião (as obras externas), mas para o bem deste artigo, vamos definir "religião cristã" amplamente como "a fiel observância dos ensinamentos de Jesus Cristo e Seus apóstolos."

Tiago 1:27 diz que a religião que é "pura e sem mácula" diante de Deus é "visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo". Em outras palavras, o cuidado com os necessitados e a virtude pessoal são exteriores que estão presentes quando se tem um verdadeiro amor a Deus. E, uma vez que Tiago especifica que está falando de religião "pura e sem mácula", então deve existir também um tipo de religião "impura e com mácula" - uma religião não baseada no amor a Deus.

Aqui estão cinco razões pelas quais a religião cristã é melhor do que as religiões não-cristãs (por que observar os ensinamentos de Jesus Cristo é melhor do que não os observar):

Religião cristã - Jesus Cristo é o Caminho para Deus.

A religião cristã é melhor do que outras religiões porque aquilo que leva a Deus é melhor do que aquilo que afasta de Deus. Nós nos afastamos pecaminosamente de Deus (Isaías 53:6), e precisamos de um Guia para nos levar de volta. Jesus é esse Caminho (João 14:6), Aquele que busca os perdidos (Lucas 19:10). Jesus afirma não ser um dos muitos caminhos, mas o único Caminho para Deus. Ele é, de fato, o próprio Deus em carne humana (João 20:28), então encontrar Jesus é encontrar Deus. "Quem me vê a mim vê o Pai", disse Ele (João 14:9). A religião cristã é única porque oferece um relacionamento próximo e íntimo com o Deus pessoal do universo.

Religião cristã - Jesus Cristo é a Verdade.

A religião cristã é melhor do que outras religiões porque as coisas que são verdadeiras são melhores do que as falsas. Jesus é "a Verdade" (João 14:6). Ele é a personificação da verdade, a revelação de Deus à humanidade (Colossenses 2:9) e o transmissor das palavras de Deus (João 17:8). A religião cristã é fundamentada na verdade, sendo baseada em uma Pessoa histórica cujos atos foram verificados por testemunhas oculares e registrados por quatro biógrafos diferentes. Paródias do cristianismo muitas vezes surgem através do trabalho de "falsos profetas" (1 João 4:1), mas somente Jesus é verdadeiro. Ao seguir a Cristo, os cristãos têm o maior respeito pela verdade, em oposição às aparências vazias e à hipocrisia das aparências falsas. A religião cristã é única porque nos força a encarar a verdade sobre nós mesmos e a falar a verdade com os outros.

Religião cristã - Jesus Cristo é a Vida.

A religião cristã é melhor que outras religiões porque a vida é melhor que a morte e o céu é melhor que o inferno. Jesus é "a Vida" (João 14:6); Ele é a fonte da vida, e sem Ele não se pode viver verdadeiramente (João 1:4; 3:36; 5:24; 10:10). Jesus fornece o que precisamos: o Pão que satisfaz para sempre (João 6:35), a Água que dá a vida eterna (João 4:14; 7:37-38) e a Ressurreição e a Vida (João 11:25). Estas são mais do que afirmações vazias; Jesus provou a Sua capacidade de dar vida ao ressuscitar Lázaro (João 11), a filha de Jairo (Marcos 5) e o menino de Naim (Lucas 7). Então, depois da Sua própria morte na cruz, Jesus ressuscitou no terceiro dia, tendo vencido a morte para sempre (Mateus 28). A religião cristã é única porque se baseia na ressurreição física real do seu Fundador.

Religião cristã - Jesus Cristo transforma a humanidade.

A religião cristã é melhor do que outras religiões porque a justiça é melhor do que a maldade. Outras religiões podem impor conformidade a um certo código de comportamento, mas não têm poder para mudar o coração. O cristianismo ensina que o crente está "morto para o pecado" e agora vive "em novidade de vida" (Romanos 6:2, 4). A marca autenticadora de um cristão é a sua transformação da prática do pecado ao zelo pelas boas obras (Tito 2:14; 2 Coríntios 5:17). O zelo do cristão por fazer o bem tem resultado na fundação de incontáveis orfanatos, hospitais, clínicas, escolas, abrigos para sem-teto e agências de ajuda emergencial – tudo em nome de Cristo. A religião cristã é única porque não força a mudança de fora, mas revoluciona a vida de dentro.

Religião cristã - Jesus Cristo é amoroso.

A religião cristã é melhor do que outras religiões porque o amor é melhor do que a ausência de amor. Deus é amor (1 João 4:8, 16). O amor é a maior de Suas dádivas para nós (1 Coríntios 13:13) — não o inconstante “amor” do mundo, mas o amor altruísta e incondicional que sempre busca beneficiar a pessoa amada. Deus mostrou o Seu amor por nós ao enviar o Seu Filho unigênito (João 3:16; 1 João 4:10). Jesus mostrou o Seu amor por nós ao prover a nossa salvação ao morrer na cruz (João 15:13). Jesus deu a Seus seguidores uma nova ordem: "Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros" (João 13:34-35). O amor, não o dever ou a dívida, é o que motiva o crente e o impele a uma maior humildade e maior serviço para o reino dos céus. O cristianismo é único porque não é um sistema de regras, mas uma celebração do amor altruísta. "O cumprimento da lei é o amor" (Romanos 13:10).

O homem, em sua criatividade, tem inventado inúmeras religiões em sua tentativa de alcançar Deus. Deus, em Seu amor, nos deu a verdade: a única religião, o cristianismo, na qual Deus tenta alcançar o homem.

English



Voltar à página principal em português

Como a religião cristã é diferente de todas as outras religiões do mundo?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries