settings icon
share icon
Pergunta

O que é regeneração decisional / teologia da decisão?

Resposta


A regeneração decisional, às vezes chamada de teologia da decisão, é a crença de que uma pessoa deve tomar uma decisão por Cristo, aceitando-O conscientemente como Salvador, para ser salva. De acordo com a teologia da decisão, o novo nascimento ocorre quando alguém 1) ouve o evangelho, 2) é convencido da verdade do evangelho, 3) entende a necessidade de salvação e 4) escolhe aceitar Cristo em vez de rejeitá-Lo. Geralmente, a decisão de aceitar Cristo é marcada por uma ação, como caminhar por um corredor, fazer uma "oração do pecador", assinar um cartão de decisão ou atividade semelhante.

Os detratores da teologia da decisão consideram-na um ensinamento enganoso e perigoso porque dá ao homem muito controle sobre a sua salvação. Alguns consideram a regeneração decisional (a salvação depende de uma decisão) semelhante à regeneração batismal (a salvação depende de ser batizado) e a outros sistemas baseados em obras. Se a salvação é pela graça, então ela é uma obra interna do Espírito Santo, que ocorre no momento de Sua escolha. A regeneração decisional, por outro lado, postula que o momento da salvação ocorre quando alguém faz a escolha de "aceitar Cristo". Isso, dizem os oponentes, equivale à salvação pelas obras, porque o exercício da vontade é uma obra humana e, portanto, não pode fazer parte da salvação.

Alguns se opõem à teologia da decisão porque ela corre o risco de associar um evento espiritual a uma ação física. Dizer a alguém para "tomar uma decisão por Cristo" e "expressar" essa decisão externamente promove a noção de que a salvação é sinônimo de caminhar por um corredor ou recitar uma oração, em vez de ser obra do Espírito Santo (João 3:8). Essa falsa associação, por sua vez, pode levar a falsas conversões, porque alguém que caminha por um corredor após um sermão pode pensar que é salvo (com base em uma experiência emocional), quando não houve nenhuma obra de Deus em seu coração. Além disso, os detratores da teologia da decisão são rápidos em apontar que em nenhum lugar da Bíblia são mencionadas "decisões por Cristo", nem ninguém é ordenado a "aceitar Cristo" ou a "pedir a Ele que entre em seu coração".

Além disso, as Escrituras dizem que o homem em seu estado natural é incapaz de escolher Cristo. Ele está "morto" no pecado (Efésios 2:1), não pode agradar a Deus (Romanos 8:8) e é totalmente incapaz de se aproximar de Deus por conta própria (João 6:44-45). Não há "ninguém que busque a Deus" (Romanos 3:11); uma pessoa não salva é incapaz de "aceitar as coisas do Espírito de Deus" (1 Coríntios 2:14). Sendo assim, pedir a um não-cristão que tome uma decisão por Cristo é como pedir a um cadáver que dance. A intervenção divina é necessária.

No centro do debate sobre a teologia da decisão está o debate sobre monergismo versus sinergismo. A salvação é obra de Deus ou do homem - ou de ambos? O monergismo, intimamente aliado ao calvinismo e seu princípio da graça irresistível, ensina que Deus é o único responsável por todos os aspectos de nossa salvação. Deus salva soberanamente sem qualquer cooperação de nossa parte, até mesmo nos dando a fé para crer (Efésios 2:8-9). O sinergismo ensina que cooperamos em nossa salvação até certo ponto. A regeneração decisional pode ser vista como sinérgica, pois precisamos decidir aceitar Cristo - uma cooperação muito limitada, mas, ainda assim, uma cooperação.

A Bíblia deixa claro que a salvação é totalmente obra de Deus. Não podemos fazer nada para garantir a salvação por nós mesmos (Romanos 3:20). O Senhor nos escolhe (João 15:16), nos atrai para Si (João 6:44), nos dá vida (João 14:6) e nos preserva (João 10:28). O novo nascimento não é o resultado "de uma decisão humana" (João 1:13). Assim como o Senhor trouxe vida ao vale de ossos secos (Ezequiel 37), Jesus "concede vida a quem ele quer" (João 5:21). Ao mesmo tempo, a Bíblia ordena que todos se arrependam (Atos 3:19, 17:30) e creiam em Cristo (Atos 16:31). Embora as palavras "tomar uma decisão por Cristo" não sejam usadas nas Escrituras, o fato de sermos ordenados a nos arrepender parece implicar um exercício da vontade.

Como uma pessoa é salva? Pela graça, por meio da fé - e até mesmo a fé é um dom criado pelo ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10:17). A salvação não vem por andar em um corredor ou levantar a mão. Fazer uma oração não salva ninguém. Ler e concordar com as páginas de salvação no GotQuestions.org não pode salvar. A salvação é fazer uma nova criação espiritual, algo que somente o Espírito Santo pode realizar.

Isso significa que é errado um evangelista fazer uma "chamada ao altar" depois de sua mensagem? De forma alguma. Entretanto, devemos ter cuidado para nunca atribuir nossa paz espiritual com Deus a um ato físico nosso. Vir à frente de uma igreja não é a mesma coisa que vir a Cristo. Além disso, devemos nos lembrar de que simplesmente "tomar uma decisão" de algum tipo não é o que nos salva; é a obra soberana e todo-poderosa de Deus em Cristo que salva. Em vez de pedir às pessoas que "convidem Jesus para entrar", talvez seja melhor exortá-las a se arrependerem de seus pecados e se lançarem na misericórdia de Deus em Cristo.

English



Voltar à página principal em português

O que é regeneração decisional / teologia da decisão?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries