settings icon
share icon
Pergunta

A regeneração vem antes da fé?

Resposta


A regeneração é o ato de Deus pelo qual uma pessoa espiritualmente morta se torna espiritualmente viva. A regeneração é a experiência do "nascer de novo" mencionada em João 3:3. A questão é quando a regeneração ocorre. A regeneração é um resultado da salvação ou a regeneração resulta em salvação?

À primeira vista, essa questão pode parecer inconsequente. Entretanto, na verdade, é uma das principais divergências no debate entre Calvinismo e Arminianismo. Para um calvinista, se Deus não regenerar as pessoas antes que elas confiem em Cristo como Salvador, essa fé é algo que as pessoas produziram por conta própria, fazendo com que a salvação dependa delas em vez de depender de Deus. Para um arminiano, se Deus precisa regenerar as pessoas para que elas creiam, então não há livre-arbítrio genuíno, e o chamado para crer é inútil.

Para o calvinista, Efésios 2:1 é fundamental: "Ele vos deu vida, estando vós mortos nas vossas transgressões e pecados". Sem Cristo, as pessoas estão espiritualmente mortas. Pessoas mortas não podem fazer nada. Uma pessoa espiritualmente morta não pode fazer mais nada para remediar essa situação do que uma pessoa fisicamente morta pode sair de uma sepultura. Portanto, Deus precisa regenerar as pessoas, tornando-as espiritualmente vivas, antes que elas possam confiar em Cristo como Salvador (João 3:8).

Para o arminiano, todos os apelos bíblicos para crer em Cristo como Salvador são fundamentais (por exemplo, João 3:16; Atos 16:31). Se as pessoas são incapazes de crer sem que Deus as regenere primeiro, os apelos bíblicos para crer são inúteis. Deus não ordena que as pessoas façam o que são incapazes de fazer. Chamar as pessoas para crer em Cristo quando elas são incapazes de fazê-lo por conta própria e depois julgá-las por sua falta de fé seria injusto. Além disso, se Deus precisa regenerar as pessoas para que elas tenham fé, essencialmente "instalando" a fé nas pessoas, Deus estaria essencialmente forçando as pessoas à salvação.

Então, a regeneração vem antes da fé? João 6:44 diz: "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia." Segundo Coríntios 4:4 declara: "O deus deste século cegou a mente dos incrédulos, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus." É inegável que Deus deve fazer algo para permitir que as pessoas acreditem. No mínimo, Deus deve atrair as pessoas a Cristo e abrir seus olhos.

No entanto, a pergunta ainda permanece: Deus precisa regenerar as pessoas, ou seja, salvá-las, antes que elas possam crer? É possível que Deus possa capacitar as pessoas a crer sem regenerá-las? Deus poderia atrair as pessoas, cegar seus olhos, abrandar seus corações e abrir suas mentes, tornando possível que elas acreditem, sem de fato regenerá-las? Para os arminianos, a resposta é sim, e esse "despertar espiritual" é conhecido como graça preveniente.

Novamente, para o calvinista, Efésios 2:1 é o fator decisivo. É impossível atrair, desbloquear, amolecer ou abrir a mente de pessoas mortas. Deus deve tornar as pessoas vivas, regenerá-las, antes que elas possam crer. Os arminianos acreditam que os calvinistas estão levando longe demais a analogia entre pessoas fisicamente mortas e pessoas espiritualmente mortas. Eles afirmam que estar espiritualmente morto significa apenas que as pessoas não podem vir a Cristo por conta própria e que estar espiritualmente morto não é 100% análogo a ser um cadáver.

Essa questão vem sendo debatida ferozmente há centenas de anos. Este artigo não vai resolvê-la. É absolutamente claro, do ponto de vista bíblico, que Deus precisa realizar uma obra nas pessoas antes que elas possam crer. A extensão dessa obra é discutível. Os calvinistas talvez superestimem o que Deus deve fazer antes que as pessoas possam crer. Os arminianos talvez subestimem o que significa estar espiritualmente morto.

O ponto principal é que Deus precisa realizar uma obra milagrosa na vida das pessoas antes que elas possam crer em Cristo para a salvação. Como resultado, toda a glória pertence a Deus (Romanos 11:36). Nesse ponto, calvinistas e arminianos concordam, mesmo que não pensem que concordam.

English



Voltar à página principal em português

A regeneração vem antes da fé?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries