settings icon
share icon
Pergunta

Em que ano Jesus morreu?

Resposta


A morte de Jesus e sua ressurreição subsequente são os eventos mais importantes desde a criação do mundo. Foi através da morte de Cristo que Deus tomou aqueles que eram "alienados" d'Ele devido ao pecado e os "reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis" (Colossenses 1:21-22). E através da ressurreição de Cristo, Deus, "segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos" (1 Pedro 1:3). Tal como acontece com a maioria dos eventos que descreve, a Bíblia não nos dá a data exata em que Jesus morreu. No entanto, podemos descobrir isso com um bom grau de precisão.

> Embora a linha do tempo mundial seja historicamente dividida entre a.C. (antes de Cristo) e AD (anno domini - "o ano de nosso Senhor"- ou d.C. – depois de Cristo), Jesus Cristo na verdade nasceu entre os anos 6 e 4 a.C. Chegamos a esta data com base na morte de Herodes, o Grande, que era procurador da Judeia entre 47 a.C. até morrer em 4 a.C. Foi "tendo Herodes morrido" que José e Maria, com o menino Jesus, receberam as instruções de voltar a Israel do Egito (Mateus 2:19).

Uma série de fatores nos permite identificar o ano da morte de Jesus. Sabemos que João Batista iniciou o seu ministério em 26 d.C., com base na nota histórica em Lucas 3:1. Jesus provavelmente começou o seu ministério logo após João ter começado o dele. Jesus então ministrou pelos próximos três anos e meio, aproximadamente. Assim, o fim de seu ministério teria sido c. 29-30 AD.

Pôncio Pilatos é conhecido por ter governado a Judeia entre 26-36 AD. A crucificação ocorreu durante uma Páscoa (Marcos 14:12) e esse fato, juntamente com dados astronômicos (o calendário judaico era baseado na lua), restringe o campo a duas datas -7 de abril de 30 AD e 3 de abril de 33 AD . Há argumentos acadêmicos que apoiam as duas datas; a data posterior (33 AD) exigiria que Jesus tivesse tido um ministério mais longo e o tivesse começado mais tarde. A data anterior (30 AD) parece estar mais de acordo com o que se deduz sobre o início do ministério de Jesus em Lucas 3:1.

Muita coisa aconteceu no cenário mundial desde os tempos de Cristo, mas nada tem chegado a obscurecer a magnitude e o significado do que aconteceu no ano 30 AD - a morte e ressurreição do Salvador do mundo.
English



Voltar à página principal em português

Em que ano Jesus morreu?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries