settings icon
share icon
Pergunta

O que é a Quarta-feira de Cinzas?

Resposta


A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma. Seu nome oficial é “Dia das Cinzas”, assim chamado por causa da prática de esfregar as cinzas na testa com o sinal da cruz. Como faltam exatamente 40 dias (excluindo domingos) para o Domingo de Páscoa, sempre cairá em uma quarta-feira - não pode haver uma “quinta-feira de cinzas” ou “segunda-feira de cinzas”. A Bíblia nunca menciona a Quarta-feira de Cinzas – aliás, nunca menciona a Quaresma.

A Quaresma é para ser um tempo de abnegação, moderação, jejum e abandono de atividades e hábitos pecaminosos. A Quarta-feira de Cinzas inicia este período de disciplina espiritual. A Quarta-feira de Cinzas e a Quaresma são observadas pela maioria dos católicos e algumas denominações protestantes. A Igreja Ortodoxa Oriental não observa a Quarta-feira de Cinzas; em vez disso, começam a Quaresma na “segunda-feira limpa”.

Embora a Bíblia não mencione a quarta-feira de cinzas, ela registra relatos de pessoas no Antigo Testamento usando pó e cinzas como símbolos de arrependimento e/ou luto (2 Samuel 13:19; Ester 4:1; Jó 2:8; Daniel 9:3). A tradição moderna de esfregar uma cruz na testa de uma pessoa supostamente a identifica com Jesus Cristo.

O cristão deve observar a Quarta-feira de Cinzas? Como a Bíblia em nenhum lugar explicitamente ordena ou condena tal prática, os cristãos têm a liberdade de decidir em oração se observam ou não a Quarta-feira de Cinzas.

Quer um cristão decida ou não observar a Quarta-feira de Cinzas e/ou a Quaresma, é importante ter uma perspectiva bíblica. Jesus nos advertiu contra fazer um show de nosso jejum: “Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mateus 6:16-18). Não devemos permitir que a disciplina espiritual se transforme em orgulho espiritual.

É bom se arrepender de atividades pecaminosas, mas isso é algo que os cristãos devem fazer todos os dias, não apenas durante a Quaresma. É bom identificar-se claramente como cristão, mas, novamente, essa deve ser uma identificação cotidiana. E é bom lembrar que nenhum ritual pode endireitar o coração de alguém com Deus.

English



Voltar à página principal em português

O que é a Quarta-feira de Cinzas?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries