settings icon
share icon
Pergunta

O que fazia um profeta no Antigo Testamento?

Resposta


Um profeta no Antigo Testamento era alguém que Deus usou para comunicar a Sua mensagem ao mundo. Os profetas também eram chamados de “videntes” porque podiam “ver”, espiritualmente falando, quando Deus lhes dava conhecimento (1 Samuel 9:9). Os profetas podem ser divididos em "profetas escritores", como Isaías, Daniel, Amós e Malaquias, e "profetas não-escritores", como Aías (1 Reis 11:29), Micaías (2 Crônicas 18:7) e Eliseu ( 1 Reis 19:16). Existem também alguns profetas anônimos no Antigo Testamento, como o profeta sem nome em Juízes 6:7-10.

Os profetas vieram de diferentes lugares, dirigiram-se a diferentes públicos, tinham estilos únicos e usavam uma ampla variedade de métodos. A maioria das mensagens dos profetas do Antigo Testamento referia-se ao povo de Israel; se outras nações eram mencionadas nos oráculos, geralmente era em conexão com as relações dessas nações com Israel. A maioria dos profetas de Deus eram homens, mas o Antigo Testamento também menciona profetisas como Miriã (Êxodo 15:20), Débora (Juízes 4:4) e Hulda (2 Reis 22:14). Todos os profetas compartilhavam algumas características que tornavam seus ministérios "proféticos".

Um profeta foi chamado por Deus para ser um profeta. Isaías e Ezequiel receberam visões da glória de Deus (Isaías 6; Ezequiel 1). Deus disse a Jeremias que ele havia sido escolhido antes mesmo de ter nascido: "Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações" (Jeremias 1:5). Uma descrição comum da fonte da mensagem é que "veio a palavra do Senhor" ao profeta (Jeremias 1:2; Ezequiel 1:3; Oseias 1:1; Joel 1:1; Jonas 1:1; Miqueias 1:1; Sofonias 1:1; Ageu 1:1; Zacarias 1:1). Outra descrição é que o profeta recebeu um "oráculo", ou seja, uma revelação especial de Deus (Isaías 13:1; Habacuque 1:1; Números 24:16).

Um profeta tinha que transmitir a mensagem de Deus corretamente. O profeta Micaías colocou bem: "Tão certo como vive o Senhor, o que o Senhor me disser, isso falarei" (1 Reis 22:14). Aqueles que, como Jeremias, tentaram permanecer calados descobriram que não podiam (Jeremias 20:9). Aqueles que, como Jonas, tentaram evitar sua responsabilidade foram corrigidos (Jonas 1:3-4). Outros, como o profeta anônimo de Judá, que desobedeceu diretamente ao mandamento divino, perderam a vida (1 Reis 13:15-24).

Às vezes, um profeta tinha uma aparência única. Elias era conhecido por usar "pelos, com os lombos cingidos de um cinto de couro" (2 Reis 1:8). O manto de Elias deixado para Eliseu também foi considerado um símbolo do ofício profético (2 Reis 2:13-14). Deus disse a Ezequiel para raspar a cabeça e a barba (Ezequiel 5:1). Outros profetas foram separados de outras maneiras: Jeremias, por exemplo, foi informado de que não poderia se casar (Jeremias 16:2); Oséias foi instruído a se casar com uma prostituta (Oséias 1:2). Todos os profetas foram reconhecidos como aqueles por quem Deus falou (mesmo que sua mensagem não tenha sido bem recebida).

Os profetas geralmente levavam uma vida difícil. Isaías foi enviado a um povo que "ouvia, mas não entendia" (Isaías 6:9) e (segundo a tradição) acabou sendo morto por suas ações. Ezequiel ministrou a "um povo rebelde" (Ezequiel 12:2). A rainha de Israel tentou acabar com a vida de Elias (1 Reis 19:2). Jeremias foi jogado em uma cisterna, onde "se atolou na lama" (Jeremias 38:6). Jesus falou de Jerusalém como aqueles que "matam os profetas e apedrejam os que te foram enviados" (Lucas 13:34) e, dirigindo-se aos líderes judeus de sua época, Estêvão fez esta pergunta condenatória: "Qual dos profetas vossos pais não perseguiram?" (Atos 7:52).

Freqüentemente, um profeta do Antigo Testamento previa o futuro. Às vezes, as profecias se referiam a eventos que ocorreriam em breve; por exemplo, José previu sete anos de fartura seguidos de sete anos de fome no Egito, eventos que ocorreram nos quatorze anos seguintes (Gênesis 41:25-36). Muitos outros profetas previram coisas no futuro distante; por exemplo, muitas das profecias de Daniel e Zacarias referem-se à segunda vinda de Cristo e outros eventos do fim dos tempos (Daniel 12:1; Zacarias 12:10).

O Antigo Testamento também menciona falsos profetas. São mentirosos que diziam falar em nome de Deus, mas pretendiam enganar o povo ou servir a seus próprios interesses. Acabe tinha quase quatrocentos desses falsos profetas a seu serviço (1 Reis 22:6, 23). A obra de Neemias foi afetada por vários falsos profetas e uma falsa profetisa (Neemias 6:14). O teste de um profeta era 100% de precisão no que dizia (Deuteronômio 18:22). Se as predições de um profeta não acontecessem, então não poderia estar falando em nome de Deus, visto que Deus nunca mente (Números 23:19).

O papel de profeta do Antigo Testamento atingiu a sua consumação na pessoa de João Batista, anunciado em Malaquias 4:5 (cf. Lucas 7:26-27); e em Jesus Cristo, que foi o Profeta "como Moisés" predito em Deuteronômio 18:15 (cf. Atos 3:22).

English



Voltar à página principal em português

O que fazia um profeta no Antigo Testamento?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries