settings icon
share icon
Pergunta

O que Jesus quis dizer quando afirmou que os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros?

Resposta


Jesus fez a declaração "Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros" (Mateus 19:30) no contexto de Seu encontro com o jovem rico (Mateus 19:16-30). Depois que o jovem se afastou de Jesus, incapaz de abrir mão de sua grande riqueza (versículo 22), os discípulos de Jesus perguntaram ao Senhor que recompensa eles teriam no céu, já que haviam aberto mão de tudo para segui-lo (versículos 27-30). Jesus lhes prometeu "cem vezes mais", além da vida eterna (versículo 29). Em seguida, Ele disse: "Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros" (versículo 30).

Jesus reiterou essa verdade em Mateus 20:16, no final da parábola dos trabalhadores da vinha, uma história criada para ilustrar os últimos sendo os primeiros e os primeiros sendo os últimos. O que exatamente Jesus quis dizer quando afirmou: "Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos"? Primeiro, devemos eliminar o que Ele não quis dizer. Jesus não estava ensinando que a maneira de chegar ao céu é viver uma vida de pobreza neste mundo. As Escrituras deixam claro que a salvação é pela graça por meio da fé, não por obras (Efésios 2:8-9) - e independe da situação financeira da pessoa. Além disso, Jesus não estava ensinando uma inversão automática de papéis no céu. Não há nenhuma lei celestial em que os pobres e oprimidos devam governar sobre os ricos e poderosos. Os ricos nem sempre são os últimos no céu, e os pobres nem sempre são os primeiros. Tampouco se exigirá que os crentes que desfrutam de riqueza e prestígio na Terra sejam, de alguma forma, rebaixados no céu. A posição terrena não se traduzirá automaticamente em uma posição celestial inversa.

Quando Jesus disse aos discípulos que eles seriam muito recompensados no céu pelo que haviam renunciado na Terra, Ele estava contrastando o sacrifício deles com a falta de sacrifício do jovem rico - o jovem não estava disposto a renunciar a quase nada por causa de Cristo (Mateus 19:16-22). Deus, que vê o coração, recompensará de acordo com ele. Os discípulos são um exemplo daqueles que podem ser os primeiros, e eles eram pobres (mas sua pobreza não foi o que os tornou os primeiros no céu). O jovem rico é um exemplo daqueles que podem ser os últimos, e ele era rico (mas sua riqueza não foi o que o fez ser o último).

A declaração do Senhor de que os últimos seriam os primeiros e os primeiros seriam os últimos também pode ter tido um significado especial para Pedro, que acabara de falar sobre ter "deixado tudo" (Mateus 19:27). Talvez Jesus tenha detectado na declaração de Pedro um pouco de vanglória - Pedro estava prestes a se tornar espiritualmente complacente -, assim como o jovem rico, mas por um motivo diferente. A resposta de Jesus no versículo 30 pode ter sido um aviso indireto para que Pedro sempre encontrasse sua suficiência em Cristo, não em seu próprio sacrifício. Afinal de contas, sem amor, até mesmo o maior sacrifício é inútil (1 Coríntios 13:3).

No capítulo seguinte à declaração de Jesus de que os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros, Jesus conta uma parábola (Mateus 20). A história diz respeito a alguns trabalhadores que reclamam do fato de outros, que não trabalharam tanto quanto eles, terem recebido uma quantia igual. Em outras palavras, eles viam seu próprio trabalho como digno de compensação, mas consideravam o trabalho de seus companheiros inferior e menos digno de recompensa. Jesus termina a parábola com a afirmação: "Os últimos serão os primeiros, e os primeiros, os últimos" (Mateus 20:16). A interpretação mais direta, com base no conteúdo da parábola, é que todos os crentes, não importa quanto tempo ou quanto trabalho tenham feito durante esta vida, receberão a mesma recompensa básica: a vida eterna. O ladrão na cruz (Lucas 23:39-43), cuja vida de serviço se limitou a um momento de arrependimento e confissão de fé em Cristo, recebeu a mesma recompensa de vida eterna que Timóteo, que serviu a Deus durante anos. É claro que as Escrituras também ensinam que há diferentes recompensas no céu para diferentes serviços, mas a recompensa final da vida eterna será dada a todos igualmente, com base na graça de Deus em Cristo Jesus.

Há várias maneiras pelas quais "os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros" é verdadeira. Há alguns que foram os primeiros a seguir Cristo no tempo, mas não são os primeiros no reino. Judas Iscariotes foi um dos primeiros discípulos e teve a honra de ser o tesoureiro do grupo, mas sua ganância o levou à ruína; Paulo foi o último dos apóstolos (1 Coríntios 15:8-9), mas foi o que mais trabalhou (2 Coríntios 11:23). Há alguns que foram os primeiros em privilégios, mas não são os primeiros no reino. Com base nos termos da Nova Aliança, os gentios tinham acesso igual ao reino dos céus, embora não tivessem servido a Deus sob a Antiga Aliança. Os judeus, que haviam trabalhado por muito tempo sob o Antigo Pacto, ficaram com inveja da graça concedida aos "recém-chegados" gentios (veja Romanos 11:11). Há alguns que são os primeiros em prestígio e posição, mas talvez nunca entrem no reino. Jesus disse aos fariseus que os pecadores que eles desprezavam estavam sendo salvos antes deles: "Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus" (Mateus 21:31-32).

O que Jesus está ensinando em Mateus 19:30 é o seguinte: haverá muitas surpresas no céu. O sistema de valores do céu é muito diferente do sistema de valores da Terra. Aqueles que são estimados e respeitados neste mundo (como o jovem rico) podem ser mal vistos por Deus. O oposto também é verdadeiro: aqueles que são desprezados e rejeitados neste mundo (como os discípulos) podem, de fato, ser recompensados por Deus. Não se prenda à maneira do mundo de classificar as coisas; ela é muito propensa a erros. Aqueles que estão em primeiro lugar na opinião dos outros (ou em primeiro lugar em sua própria opinião!) podem se surpreender ao saber, no Dia do Julgamento, que estão em último lugar na opinião de Deus.

English



Voltar à página principal em português

O que Jesus quis dizer quando afirmou que os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries