settings icon
share icon
Pergunta

O que a Bíblia diz sobre a predestinação em relação ao livre-arbítrio?

Resposta


Ao discutir a predestinação em relação ao livre-arbítrio, muitas pessoas preferem tão fortemente um lado que virtualmente rejeitam a possibilidade de o outro ter até mesmo um indício de verdade. Aqueles que enfatizam fortemente a soberania de Deus em predestinar quem será salvo às vezes assumem uma posição que se assemelha ao determinismo rígido ou ao fatalismo. Aqueles que enfatizam o livre-arbítrio da humanidade chegam perto de negar a soberania de Deus. Contudo, se os termos forem entendidos biblicamente, a discussão não deveria ser predestinação em relação ao livre-arbítrio, mas sim a predestinação e o não-inteiramente-livre arbítrio.

Passagens como Romanos 8:29–30 e Efésios 1:5–11 ensinam explicitamente que Deus predestina alguns para a salvação. A predestinação de Deus sobre quem será salvo é baseada em Sua soberania, caráter imutável (Malaquias 3:6), presciência (Romanos 8:29, 11:2), amor (Efésios 1:4-5), e plano e prazer (Efésios 1:5). O desejo de Deus é que todos sejam salvos e cheguem ao arrependimento (1 Timóteo 2:4, 2 Pedro 3:9). Ele oferece salvação a todos (Tito 2:11), mas sabemos que nem todos serão salvos. Pode-se debater como tudo isso funciona junto, mas a predestinação em si é absolutamente um ensinamento bíblico. Numerosas outras passagens do Novo Testamento também se referem a crentes sendo escolhidos ou eleitos para a salvação (Mateus 24:22, 31; Marcos 13:20, 27; Romanos 8:33; 9:11; 11:5–7, 28; Efésios 1:11; Colossenses 3:12; 1 Tessalonicenses 1:4; 1 Timóteo 5:21; 2 Timóteo 2:10; Tito 1:1; 1 Pedro 1:1–2; 2:9; 2 Pedro 1:10).

No entanto, a Bíblia também ensina que as pessoas são responsáveis por aquilo que escolhem (Josué 24:14-15, Lucas 10:42, Hebreus 11:24-25). Como isso funciona com o “livre” arbítrio? A pergunta que devemos fazer é o que significa ter “livre” arbítrio? Uma dificuldade na discussão entre a predestinação em relação ao livre-arbítrio é o entendimento comum de que o livre-arbítrio é a liberdade absoluta de fazer qualquer coisa que escolhermos. Não é assim que a Bíblia apresenta o livre-arbítrio, nem corresponde à realidade. A nossa liberdade é sempre limitada pelas nossas circunstâncias e pela nossa natureza: por exemplo, estamos limitados na nossa “liberdade” de voar porque não somos, por natureza, pássaros; e estamos sujeitos a leis físicas como a gravidade e a aerodinâmica. A Bíblia ensina que sem Cristo estamos “mortos em nossos delitos e pecados” (Efésios 2:1). Se estivermos espiritualmente mortos, certamente isso terá impacto na nossa tomada de decisões. João 6:44 diz que, a menos que Deus atraia, ninguém pode vir a Cristo para salvação. Se a decisão de confiar em Cristo é impossível sem a “interferência” de Deus, a nossa vontade não é totalmente “livre”. No entanto, Deus oferece salvação a todos (Tito 2:11) e pode ser conhecido por todos de tal forma que são indesculpáveis (Romanos 1:19-20).

Temos livre-arbítrio no sentido de que somos capazes de fazer escolhas morais. Porém, a nossa tomada de decisão é impactada por vários fatores: por exemplo, a nossa natureza pecaminosa, a nossa educação, o nosso intelecto, o nosso treinamento/educação, a nossa biologia, a nossa psicologia, etc. Portanto, os seres humanos não têm um arbítrio verdadeiramente livre, como é popularmente definido. Nós temos um arbítrio. Podemos tomar decisões. Biblicamente falando, temos a responsabilidade de responder ao que Deus nos revelou, incluindo o Seu chamado para crer no evangelho (João 1:12; 3:16; Atos 16:31; Romanos 10:9–10; Apocalipse 22:17). Entretanto, mais uma vez, o nosso arbítrio não é verdadeiramente “livre” porque temos restrições que moldam as nossas decisões.

A predestinação é uma doutrina explicitamente bíblica. Deus é de fato soberano sobre tudo, inclusive sobre quem é salvo. Ao mesmo tempo, somos genuinamente responsáveis pelas nossas decisões relacionadas à salvação. Essas não são verdades mutuamente exclusivas ou inconciliáveis. Na Bíblia, Deus nos chama repetidamente para exercermos a nossa vontade e confiarmos em Cristo para a salvação, e devemos buscar a obediência a esses mandamentos, independentemente de quão bem entendamos ou não a predestinação.

English



Voltar à página principal em português

O que a Bíblia diz sobre a predestinação em relação ao livre-arbítrio?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries