settings icon
share icon
Pergunta

Por que precisamos de um Salvador?

Resposta


A humanidade precisa de um Salvador. Para dar uma resposta exaustiva ao motivo pelo qual precisamos de um Salvador, seria necessário um volume enciclopédico de informações. Em nosso espaço limitado, apresentaremos algumas ideias com base no que a Bíblia diz sobre por que precisamos de um Salvador.

Primeiro, vamos entender que o termo nós nesta questão é tecnicamente inclusivo; isto é, quando dizemos "nós precisamos de um Salvador", queremos dizer que toda pessoa que já viveu precisa de um Salvador. Além disso, devemos observar que o termo salvador desfruta de um uso um tanto amplo na Bíblia; qualquer pessoa que realize um ato de resgate ou libertação pode ser designado como um "salvador" — alguns exemplos incluem os juízes Otniel e Eúde (Juízes 3:9, 15). O próprio Deus (e não apenas Jesus especificamente) também é chamado de "Salvador" (Isaías 43:11; 45:21–22; 60:16). Neste artigo, para evitar confusão, usaremos a palavra Salvador para designar Jesus Cristo.

A razão pela qual precisamos de um Salvador tem suas raízes na natureza de Deus e na natureza do homem: primeiro, a Bíblia diz que Deus tem um plano e que os seres humanos são essenciais para esse plano. Segundo, Deus é santo e não pode suportar o pecado. Terceiro, todo ser humano peca e possui uma natureza pecaminosa intrínseca.

A dificuldade para nós é que viver com Deus requer perfeição sem qualquer pecado, e nenhum de nós é perfeito. Portanto, Deus não pode realizar Seus objetivos sem antes consertar a humanidade. É por isso que precisamos de um Salvador — e as Escrituras O identificam como Jesus Cristo (Lucas 2:11; Tito 2:13–14).

Precisamos do Salvador, Jesus, porque precisamos ser santificados: "busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14). Jesus não simplesmente nos torna pessoas melhores; nem Ele aumenta nossa piedade ou amplia nossa santidade – não temos nenhuma para começar. Antes, Ele nos torna criaturas completamente novas (2 Coríntios 5:17; Gálatas 6:15).

O plano de Deus para a humanidade. Precisamos de um Salvador porque Deus planeja que tragamos glória a Ele (Isaías 43:7) e desfrutemos de Sua comunhão para sempre (Salmo 27:4). Ele deseja nos conformar à imagem de Seu Filho (Romanos 8:29).

O Auto-Existente não criou o cosmos para Se divertir. Ele o fez para cultivar relacionamentos com seres criados à Sua imagem (veja Gênesis 1:27). Deus (como um agente social e moral) deseja que Sua criação O ame e prospere. O fato de que nós (como seres volitivos) caímos no pecado e na rebelião significa que precisamos de um Salvador, senão o plano de Deus para nós não pode ser realizado. Em Seu amor, Deus enviou o Salvador — Seu Filho unigênito — para que Ele pudesse nos preparar para a eternidade e mostrar a Sua glória.

A santidade de Deus. Com mais de 900 referências bíblicas à santidade de Deus, a sua importância para a criação de Deus não pode ser exagerada. A Bíblia ensina que devemos buscar a santidade (1 Pedro 1:15).

Jesus ensinou que devemos nos aproximar de Deus com o entendimento de que Ele é santo (Mateus 6:9). Precisamos de um Salvador porque Deus é puro demais para tolerar o pecado: "Tu és tão puro de olhos, que não podes suportar o mal" (Habacuque 1:13). Sem um Salvador, a palavra de Deus para nós seria apenas "afastem-se de mim, vocês que praticam o mal" (Mateus 7:23).

A pecaminosidade da humanidade. Em Romanos 3:10–18, Paulo traz passagens dos Salmos e Isaías para uma discussão da lei. Ao fazer isso, ele usa as Escrituras para concluir com confiança que todas as pessoas pecaram (Romanos 3:23). Toda pessoa, portanto, requer reparação. Assim como um leopardo não pode mudar suas manchas, não podemos abandonar o nosso pecado (Jeremias 13:23). "Não há justo, nem um sequer" (Romanos 3:10; cf. Salmo 14:1).

Deus diz, em termos inequívocos, que todos são pecadores, até mesmo aqueles que acham que não são (veja 1 João 1:8). O que isso significa é que todos precisam de um Salvador, até mesmo aqueles que não acham que precisam.

A necessidade de um Salvador. Para resumir, Deus tem um plano. Esse plano é perfeito, e Deus não vai mudar de ideia sobre como executá-lo. Entretanto, o Seu plano envolve nós humanos, e somos pecadores completamente. Visto que Deus é santo, Ele não pode tolerar a presença do pecado e, a menos que Ele de alguma forma nos purifique, é impossível que trabalhe o Seu plano eterno conosco. A solução de Deus: oferecer o sacrifício perfeito, de uma vez por todas, para nos purificar do pecado e nos reconciliar consigo mesmo. Isso Ele fez com o Seu Filho na cruz.

Precisamos de um Salvador porque não podemos salvar a nós mesmos. Precisamos de um Salvador porque, sem Cristo, somos descritos como "sem esperança e sem Deus no mundo" (Efésios 2:12).

Precisamos de um Salvador, e Deus providenciou um. Jesus nos salvou como demonstração do amor de Deus e em função de Sua misericórdia. Agora, "justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna" (Tito 3:7). O sacrifício de Jesus desbloqueou tudo para nós — e se houvesse outra maneira de Deus operar o Seu plano sem qualquer transigência, Ele teria escolhido isso em detrimento da humilhação da cruz (veja Lucas 22:42). O fato de Jesus ter realmente morrido na cruz é prova suficiente de que precisamos de um Salvador.

English



Voltar à página principal em português

Por que precisamos de um Salvador?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries