settings icon
share icon
Pergunta

Por que celebramos a Páscoa?

Resposta


A Páscoa é celebrada em vários países do mundo. Para alguns, as festividades tradicionais centram-se nas boas-vindas à primavera, enquanto noutros países as festividades têm um tom mais religioso. Para muitos, a Páscoa é simplesmente um feriado cultural, uma época para se divertir com outras pessoas e comer comida festiva. Freqüência à igreja pode fazer parte das celebrações da Páscoa de muitos, mesmo que tal observância religiosa não seja uma parte regular de suas vidas. Para muitos cristãos, a Páscoa é uma celebração esperada com alegria ao longo do ano. Muitas vezes é um momento em que aqueles que não conhecem Jesus Cristo ficam curiosos sobre quem Ele é. A Páscoa é uma época em que parece mais fácil compartilhar as boas novas da salvação que Ele traz. É também uma celebração corporativa da realidade da ressurreição de Jesus e da vida que temos nEle. Embora celebremos essa realidade o ano todo, a Páscoa é um momento especial de lembrança.

Embora a palavra Páscoa possa ter origens pagãs e certas tradições não tenham absolutamente nada a ver com a Bíblia, a verdadeira razão para celebrar a Páscoa é lembrar a obra de Jesus Cristo na cruz e celebrar a realidade de Sua ressurreição.

Celebrar a Páscoa é regozijar-se com o Cristo ressuscitado. Nos dias que antecedem a Páscoa, relatamos a Sua terrível morte na cruz. É uma morte que Jesus morreu voluntariamente (Marcos 10:45; João 10:18). Ele veio à terra como um bebê para viver uma vida humana perfeita e um dia morrer como sacrifício pelo pecado. Na época da Páscoa, geralmente na Sexta-Feira Santa, lembramos de Seu sacrifício e agradecemos por isso.

Mas não é apenas a morte de Jesus na cruz que é importante. A ressurreição de Jesus proclama a Sua vitória sobre o pecado e a morte. Jesus foi crucificado, morto e sepultado. Então Ele ressuscitou, provando que é quem diz ser e que realizou o que veio à Terra para realizar. Jesus Cristo é totalmente Deus, totalmente humano e o nosso único Salvador. É porque Ele ressuscitou que podemos confiar em Seu sacrifício por nossos pecados e receber uma nova vida nEle. Sua ressurreição também demonstra que a Sua promessa de nos ressuscitar um dia se cumprirá.

O apóstolo Paulo escreveu: “Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Cefas e, depois, aos doze. Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem. Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim” (1 Coríntios 15:3–8). É nessa importante realidade que paramos para nos concentrar e nos alegrar na Páscoa.

A Páscoa é o tempo de celebrar a vitória de Jesus e a nova vida que Ele dá. Todos podem ter seus pecados perdoados e experimentar uma nova vida nEle se O receberem com fé. É apropriado que a Páscoa ocorra na primavera. Assim como a primavera é a época em que uma nova vida cresce após a morte causada pelo inverno, Jesus traz uma nova vida àqueles que antes estavam mortos em pecado (Efésios 2:1–10). A vida que Jesus traz é eterna. Celebramos a realidade de Sua morte e ressurreição todos os dias, especialmente na Páscoa. Podemos confiar nEle e adorá-Lo durante todo o ano porque Ele ressuscitou!

English



Voltar à página principal em português

Por que celebramos a Páscoa?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries