settings icon
share icon
Pergunta

O que significa que a salvação é pela graça por meio da fé?

Resposta


A salvação pela graça por meio da fé é o cerne da religião cristã. "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se orgulhe" (Efésios 2:8-9). A declaração tem três partes - salvação, graça e fé - e elas são igualmente importantes. As três juntas constituem um princípio básico do cristianismo.

A palavra salvação é definida como "o ato de ser libertado, redimido ou resgatado". A Bíblia nos diz que, desde a queda de Adão e Eva no Jardim do Éden, cada pessoa nasce em pecado herdado de Adão: "Portanto, assim como o pecado entrou no mundo por um só homem, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, pois todos pecaram" (Romanos 5:12). O pecado é o que faz com que todos nós morramos. O pecado nos separa de Deus, e o pecado destina cada pessoa à separação eterna dEle no inferno. O que cada um de nós precisa é ser libertado desse destino. Em outras palavras, precisamos de salvação do pecado e de sua penalidade.

Como somos salvos do pecado? A maioria das religiões ao longo da história ensinou que a salvação é alcançada por meio de boas obras. Outras ensinam que atos de contrição (dizer que estamos arrependidos), juntamente com uma vida moral, são a maneira de expiar nosso pecado. A tristeza pelo pecado é certamente valiosa e necessária, mas somente isso não nos salvará do pecado. Podemos nos arrepender de nossos pecados, o que também é valioso e necessário, e decidir nunca mais pecar, mas a salvação não é o resultado de boas intenções. O caminho para o inferno, como diz o ditado, é pavimentado com boas intenções. Podemos encher nossa vida de boas obras, mas até mesmo um único pecado nos torna pecadores na prática, e já somos pecadores por natureza. Não importa quão bem-intencionados ou "bons" sejamos, o fato é que simplesmente não temos o poder ou a bondade para vencer a natureza pecaminosa que herdamos de Adão. Precisamos de algo mais poderoso, e é aí que entra a graça.

A graça de Deus é Seu favor imerecido concedido àqueles que Ele chamou para a salvação por meio de Seu amor (Efésios 2:4-5). É a Sua graça que nos salva do pecado. Somos "justificados gratuitamente pela sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus" (Romanos 3:24). Sendo justificados, somos vindicados e determinados a não ter pecado aos olhos de Deus. Nosso pecado não mais nos separa dEle e não mais nos condena ao inferno. A graça não é conquistada por nenhum esforço de nossa parte; caso contrário, não poderia ser chamada de graça. A graça é gratuita. Se nossas boas obras ganhassem a salvação, então Deus seria obrigado a nos pagar o que nos é devido. Mas ninguém pode ganhar o céu, e as bênçãos de Deus não são Sua obrigação; elas fluem de Sua bondade e amor. Não importa quão diligentemente busquemos as obras para ganhar o favor de Deus, falharemos. Nosso pecado sempre nos atrapalha. "Pois pela lei vem o pleno conhecimento do pecado" (Romanos 3:20).

O meio que Deus escolheu para conceder Sua graça a nós é por meio da fé. "A fé é a garantia do que se espera e a prova do que não se vê" (Hebreus 11:1). A salvação é obtida pela fé no Filho de Deus, Jesus Cristo, naquilo que Ele fez - especificamente, Sua morte na cruz e Sua ressurreição. Mas nem mesmo a fé é algo que geramos por nós mesmos. A fé, assim como a graça, é um dom de Deus (Efésios 2:8). Ele nos concede a fé salvadora e a graça salvadora a fim de nos redimir do pecado e nos livrar de suas consequências. Portanto, Deus nos salva por Sua graça por meio da fé que Ele nos concede. Tanto a graça quanto a fé são dons. "A salvação vem do SENHOR" (Salmo 3:8).

Pela graça, recebemos a fé que nos permite acreditar que Ele enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz e proporcionar a salvação que não podemos alcançar por nós mesmos. Jesus, como Deus em carne e osso, é o "autor e aperfeiçoador da nossa fé" (Hebreus 12:2). Assim como o autor de um livro o cria do zero, Jesus Cristo escreveu a história da nossa redenção do começo ao fim. "Como também nos elegeu nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para si mesmo, segundo a boa determinação de sua vontade, para sermos filhos adotivos por meio de Jesus Cristo, para o louvor da glória da sua graça, que nos deu gratuitamente no Amado" (Efésios 1:4-6). O Senhor morreu por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação, e Ele perdoa, livre e plenamente, aqueles que aceitam Seu dom da graça em Cristo - e essa aceitação vem por meio da fé. Esse é o significado da salvação pela graça por meio da fé.

English



Voltar à página principal em português

O que significa que a salvação é pela graça por meio da fé?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries