settings icon
share icon
Pergunta

O que significa que o amor é o cumprimento da lei em Romanos 13:8?

Resposta


Em Romanos 13, o apóstolo Paulo está ensinando aos crentes o que significa viver uma vida cristã de sacrifício. Primeiro, ele fala de viver em submissão aos que estão em posição de autoridade. Então, mudando para o tema de amar o próximo, Paulo faz esta declaração: “Não fiquem devendo nada a ninguém, exceto o amor de uns para com os outros. Pois quem ama o próximo cumpre a lei” (Romanos 13:8). Da mesma forma, em Gálatas 5:14, Paulo declara: “Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: ‘Ame o seu próximo como a você mesmo.’”

A lei da qual Paulo está falando nesses versículos é a Lei de Moisés, que foi dada por Deus a Israel (Êxodo 20–40; Levítico 1–7; 23). A lei incluía os Dez Mandamentos e todos os regulamentos morais, cerimoniais e civis que governavam a vida do povo de Israel em seu relacionamento de aliança com Deus. Paulo indica que toda a lei pode ser resumida em uma palavra operativa - amor. Os crentes podem cumprir todas as exigências da Lei Mosaica quando amam os outros. A única dívida legítima e a única dívida que os cristãos nunca podem pagar totalmente é a obrigação contínua de amar uns aos outros: “Nós amamos porque ele nos amou primeiro” (1 João 4:19).

Paulo ilumina a verdade de que o amor está no cerne da lei. O mandamento do amor – “ame o seu próximo como você ama a si mesmo” (Levítico 19:18) – está no cerne da lei de Cristo: “Levem as cargas uns dos outros e, assim, estarão cumprindo a lei de Cristo” (Gálatas 6:2; veja também 1 Coríntios 9:20–21). Tiago chama o mandamento de amar o próximo como a si mesmo de lei do Reino: “Se vocês, de fato, observam a lei do Reino, conforme está na Escritura: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’, fazem bem” (Tiago 2:8).

A lei sempre apontou para Jesus Cristo: “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê” (Romanos 10:4). A Lei de Moisés é algo que os humanos são incapazes de cumprir (Gálatas 3:10). Não podemos cumprir as exigências da lei em nosso próprio poder (Gálatas 3:24; Romanos 8:4; 10:4). Nosso Salvador, o Senhor Jesus, cumpriu a lei perfeitamente e providenciou a Sua justiça em troca de nossos pecados (veja Mateus 5:17).

Pela fé cremos e aceitamos que Jesus Cristo suportou a maldição da lei quando morreu na cruz. E por meio dEle recebemos o Espírito Santo, que nos capacita a guardar a lei divina do amor: “O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o cumprimento da lei é o amor” (Romanos 13:10). Agora, em vez de nos preocuparmos com o que nunca poderemos fazer, ou seja, guardar a lei, somos livres para ceder ao Espírito e permitir que Ele ame através de nós.

Um dia, quando Jesus estava ensinando as multidões, um fariseu perguntou-lhe: “Jesus respondeu: — ‘Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.’ Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: ‘Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.’ Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mateus 22:37–40). Os cristãos agora satisfazem todas as exigências da lei quando amam a Deus primeiro e em seguida amam os outros.

É impossível amar a Deus e não amar as pessoas. O coração de Deus, a Sua própria natureza, é amor. Se o Espírito de Deus habitar em nós, o Seu amor fluirá através de nós para os outros (1 João 3:10, 14, 16; 4:2–20). Nosso amor por Deus fará com que vejamos as pessoas como Deus as vê e as ame como Deus as ama.

Finalmente, é vital entender o que as Escrituras querem dizer com “amor” nesses versículos. O amor que cumpre a lei é o amor ágape. Esse amor não é baseado em emoções, mas em um ato de vontade. É um amor abnegado, deliberado e ativo. Amar alguém com o amor de Deus é promover os melhores interesses dessa pessoa — trabalhar ativamente não para prejudicar, mas para trazer o bem a essa pessoa. Esse amor é dirigido não apenas aos irmãos na fé, mas a todas as pessoas, até mesmo aos nossos inimigos. Independentemente de nossa resposta emocional a outra pessoa, o amor ágape agirá para o bem dela, independentemente do custo. Esse é o tipo de amor de que as Escrituras falam quando dizem para amar o próximo como a si mesmo. Esse tipo de amor é o cumprimento da lei.

English



Voltar à página principal em português

O que significa que o amor é o cumprimento da lei em Romanos 13:8?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries