ã
settings icon
share icon
Pergunta

O que são pecados capitais?

Resposta


O catolicismo romano ensina que os pecados capitais são a raiz e a fonte de todos os outros pecados. O antecedente mais antigo desta doutrina foi escrito no século IV por um monge chamado Evégrio do Ponto, que originalmente listou oito “maus pensamentos”: gula, luxúria ou fornicação, avareza, desânimo ou tristeza, raiva, desânimo ou apatia, vanglória e orgulho. Mais tarde, esse agrupamento de oito foi reduzido a sete itens pelo Papa Gregório Magno no século VI. Gregório transformou a vanglória em orgulho e o desânimo em tristeza, e acrescentou a inveja, criando assim formalmente uma lista que incluía apenas sete “pecados capitais” ou “pecados mortais”. Hoje, a lista dos pecados capitais é a seguinte: orgulho, ganância, luxúria, inveja, gula, raiva e preguiça.

Os pecados capitais derivam seu nome do latim caput, que significa “cabeça”. Tomás de Aquino mais tarde os chamaria não de “pecados”, mas de “vícios”. Tomás de Aquino declarou que um vício capital é aquele que tem um fim desejável e que, por desejar esse fim, uma pessoa comete muitos pecados. Todos os pecados podem ser rastreados até um vício em particular como a fonte raiz. Para ilustrar, se um homem tem desejo pela esposa de seu próximo, esse vício pode levá-lo a cometer adultério, mentir para muitas pessoas, negligenciar ou abandonar a sua família e talvez até ferir outros fisicamente. Os pecados multiplicadores do homem são motivados pelo pecado capital inicial da luxúria.

É verdade que orgulho, ganância, luxúria, inveja, gula, raiva e preguiça são pecados, e é verdade que tais desejos malignos no coração podem levar a outros pecados (veja Mateus 15:19). Mas seria errado pensar nos sete pecados capitais, ou sete pecados mortais, como piores aos olhos de Deus do que qualquer outro pecado. Todos os pecados aos olhos de Deus são iguais; todos eles estão “errando o alvo”. Roubar não é pior que o orgulho, e a ganância não é pior que mentir; não há pecados pequenos ou grandes, porque todo pecado é igualmente ofensivo ao nosso santo e puro Deus. Deus não pode e não permitirá nenhum pecado em Sua santa presença – nenhum (Habacuque 1:13).

Os pecados capitais, ou pecados mortais, não são nomeados como um grupo na Bíblia; no entanto, o Senhor menciona algumas coisas que Ele odeia e até faz uma lista delas: “Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos” (Provérbios 6:16-19). Todo pecado resulta em morte (Romanos 6:23). Louvado seja Deus que, através do sangue de Jesus Cristo, todos os nossos pecados são perdoáveis – até mesmo os “pecados capitais”.

English



Voltar à página principal em português

O que são pecados capitais?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries