settings icon
share icon
Pergunta

O excesso de velocidade é um pecado?

Resposta


Paulo é muito claro quando nos diz: "Todos devem sujeitar-se às autoridades do governo, pois não há autoridade que não venha de Deus, e as que existem foram ordenadas por ele. Por isso, quem recusa sujeitar-se à autoridade opõe-se à ordem de Deus, e os que fazem isso trarão condenação sobre si mesmos" (Romanos 13:1-2). A despeito de tentarmos distorcer as Escrituras, como cristãos, temos a responsabilidade, direcionada por Deus, de obedecer às leis que nosso governo estabeleceu (a menos que as leis contradigam a Palavra de Deus). Também precisamos nos perguntar que tipo de exemplo somos para as pessoas que sabem que somos cristãos e que estamos tentando alcançar com o evangelho de Cristo. Quantas vezes vimos alguém passar por nós em alta velocidade e só então notamos o peixe ou algum outro símbolo cristão em seu para-choque? Isso definitivamente passa uma mensagem errada.

É interessante como tentamos justificar nossas ações, mesmo sabendo que elas não estão de acordo com a vontade de Deus ou com as leis estabelecidas. Quanto a exceder o limite de velocidade indicado, muitas vezes dizemos a nós mesmos que isso não é tão ruim quanto os chamados pecados "maiores", como a mentira, o adultério ou o assassinato. Mas Salomão, o homem mais sábio que já existiu, colocou a questão da seguinte forma: "Praticar a maldade é diversão para o insensato, mas a conduta sábia é o prazer do homem que tem entendimento" (Provérbios 10:23).

Embora alguns não pensem em infringir a lei, sabemos com certeza que alguns serão rápidos em apontar nossa hipocrisia. Como seguidores de Cristo, precisamos considerar cuidadosamente nosso modo de vida em todas as coisas perante o Senhor, e isso inclui nossos hábitos ao dirigir. Foram os profetas da antiguidade que declararam: "Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem, mal; que transformam trevas em luz, e luz em trevas, e o amargo em doce, e o doce em amargo! Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes em seu próprio conceito!" (Isaías 5:20-21). Malaquias continua a nos contar o cansaço de Deus com Israel quando eles, alheios ao seu pecado, disseram a Ele: "Todos os que praticam o mal são bons aos olhos do Senhor, e ele se agrada deles" (Malaquias 2:17). Que não sigamos o exemplo dos antigos que cansaram Deus com suas desculpas e justificativas esfarrapadas para suas más ações.

Sim, o excesso de velocidade é um pecado (como aprendemos em Romanos 13:1-2). Novamente, devemos sempre considerar nossa maneira de viver não apenas diante dos olhos de Deus, mas também diante dos olhos de nossos semelhantes. A razão pela qual não infringimos a lei por excesso de velocidade é que amamos a Deus e respeitamos Sua autoridade. Foi Pedro quem ordenou: "Sujeitai-vos a toda autoridade humana por causa do Senhor, seja ao rei, como soberano, seja aos governadores, como por ele enviados para punir os praticantes do mal e honrar os que fazem o bem. Pois a vontade de Deus é que, fazendo o bem, caleis a ignorância dos insensatos" (1 Pedro 2:13-15).

English



Voltar à página principal em português

O excesso de velocidade é um pecado?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries