ã
settings icon
share icon
Pergunta

Deus vê o pecado involuntário de forma diferente?

video
Resposta


O livro de Levítico exigia diferentes ofertas com base no fato de um pecado ser intencional ou involuntário. Isso significa que Deus vê os pecados involuntários de forma diferente?


Não exatamente. É claro que Deus fez uma distinção entre pecados intencionais e involuntários em termos das ofertas do Antigo Testamento. Levítico 4:2–3 observa este exemplo: “Quando alguém pecar por ignorância contra qualquer dos mandamentos do Senhor, por fazer contra algum deles o que não se deve fazer, se o sacerdote ungido pecar para escândalo do povo, oferecerá pelo seu pecado um novilho sem defeito ao Senhor, como oferta pelo pecado.”

A ideia de pecado involuntário em Levítico 4 está relacionada ao pecado por desvio ou por acidente. Nesses casos, uma oferta pode ser feita. No entanto, não havia oferta disponível para quando uma pessoa pecasse intencionalmente. Números 15:30-31 declara: “Mas a pessoa que fizer alguma coisa atrevidamente, quer seja dos naturais quer dos estrangeiros, injuria ao Senhor; tal pessoa será eliminada do meio do seu povo, pois desprezou a palavra do Senhor e violou o seu mandamento; será eliminada essa pessoa, e a sua iniquidade será sobre ela.” Aqueles que se rebelaram em cometer pecado intencional deveriam ser cortados ou separados do povo.

Embora possa ter havido uma distinção em termos das consequências dos pecados involuntários e intencionais no Antigo Testamento, a Bíblia é clara que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23). As ofertas do Antigo Testamento prefiguravam a oferta do próprio Jesus Cristo como sacrifício na cruz pelos nossos pecados. Jesus é o substituto suficiente para o perdão e a vida eterna.

Em João 14:6 Jesus ensina: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” Embora todas as pessoas tenham pecado (exceto Jesus), temos a oportunidade de perdão e redenção do pecado através do sacrifício de Jesus na cruz. Pela fé nEle, a salvação é obtida (Efésios 2:8-9). Isso é verdade independentemente de pecados intencionais ou involuntários, quer uma pessoa acredite que pecou um pouco ou muito.

As Escrituras deixam claro que a humanidade foi criada boa, mas é pecadora agora como resultado da Queda (Gênesis 3). Independentemente do tipo ou nível de pecado que uma pessoa cometeu, Jesus é suficiente para perdoar e oferecer a vida eterna. Aqueles que rejeitam o evangelho, independente de quanto ou pouco pecado tenham cometido, serão separados de Deus por toda a eternidade e sofrerão o castigo eterno por seus pecados. Deus chama todas as pessoas para virem a Ele, pois não há outro nome debaixo do céu dado para oferecer salvação (Atos 4:12).

English



Voltar à página principal em português

Deus vê o pecado involuntário de forma diferente?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries