settings icon
share icon
Pergunta

Deus pode quebrar o ciclo do pecado geracional?

Resposta


O Senhor criou as famílias como uma bela extensão da Sua imagem. Infelizmente, em nosso mundo caído, nascemos em um estado natural pecaminoso e só podemos ser redimidos por nosso Criador. O nosso estado natural é egoísta na melhor das hipóteses e patológico na pior. A disfunção vem naturalmente para nós. É por isso que a salvação através de Jesus é a chave para quebrar o pecado geracional. Jesus nos oferece perdão, purificação do pecado e amor real e incondicional (1 João 1:9). Jesus dá a Seus seguidores o poder de amar como Ele ama, um amor cheio de graça e compaixão. Ele é o nosso exemplo de como amar ao invés de amar a nós mesmos ou aos prazeres (João 13:34).

Jeremias 32:18 diz que as consequências do pecado de uma geração são visitadas nas próximas gerações. As consequências destrutivas do pecado prejudicam a pessoa que comete o pecado, bem como aqueles ao seu redor. Cada geração tem a opção de deixar sua inclinação natural repetir o ciclo ou encontrar um caminho melhor. As pessoas muitas vezes querem quebrar os ciclos negativos, mas não sabem como porque a maneira de pensar com que foram criadas as confundiu. Além disso, quebrar o ciclo pode dividir as famílias quando uma pessoa decide seguir Jesus em vez das tradições familiares (veja Lucas 12:51–53). Alguns membros da família escolherão a Cristo e serão rejeitados por seus parentes devido a isso.

Mesmo sem a adversidade dos parentes, pode ser muito difícil reconhecer e quebrar padrões pecaminosos nas famílias. A verdade é que sem Jesus ninguém pode quebrar as garras do pecado. De fato, sem Jesus os humanos não veem nem compreendem a profundidade da sua depravação. Portanto, a salvação é o primeiro passo para quebrar o ciclo do pecado geracional. Então, à medida que a nova geração começa, a família deve procurar seguir o modelo bíblico para o casamento, criação de filhos e vida, a fim de substituir os antigos e destrutivos modos. Efésios 5:21 resume a instrução de Deus sobre como os membros da família devem tratar uns aos outros: “... sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” Deus instrui os membros da família a honrar e amar uns aos outros, cuidando das necessidades uns dos outros como cuidam das suas. Quando os membros da família se submetem ao comando de Deus, a consequência é paz e realização por meio de relacionamentos amorosos como Deus planejou.

Deus criou um sistema familiar perfeito, mas o pecado o danificou. A nossa única maneira de ter uma família que dê frutos é seguir a Cristo. Em vez de um ciclo de dor, a geração que escolhe seguir Jesus semeia bênçãos para as gerações vindouras. Eles realmente começarão um ciclo de bênção em vez de disfunção. O princípio de Deus é que colhemos o que plantamos (Gálatas 6:7-9). Os pais que investem suas vidas em amar e treinar seus filhos verão filhos adultos que prosperam e andam com Cristo (Provérbios 22:6). Filhos que são amados e valorizados honrarão seus pais. No entanto, plantar sementes de gratificação instantânea e irresponsabilidade colherá uma colheita de mágoa.

Feridas de mágoas passadas podem ser difíceis de superar. Alguns crentes lutam contra o pecado geracional, especialmente se forem a primeira geração a seguir a Cristo. É difícil honrar aqueles que nos feriram e sacrificar nossos desejos pelo bem de nossos filhos. Muitas vezes, os antigos padrões de pensamento e crenças obscurecem o julgamento. A arma contra sermos enganados por nosso orgulho natural e ponto de vista egoísta é a Bíblia. A Bíblia transforma o nosso pensamento. Conhecer os fatos da Bíblia não é o mesmo que se render às suas verdades. A vitória vem através da busca de um relacionamento com Jesus e do autoexame a fim de confessar áreas que precisam de redenção.

Jesus diz a Seus seguidores para negarem a si mesmos e viverem para Ele (Mateus 16:24–25). Isso significa que não viveremos mais para o que nos agrada, mas para o que agrada a Jesus. Jesus dá sabedoria àqueles que O seguem a fim de que possam fazer escolhas para obedecer em tudo (Lucas 1:17; Tiago 1:5; 3:17). Quando seguimos a Cristo, tudo acabará por cooperar para o nosso bem (Romanos 8:28). Como resultado do nosso relacionamento com Cristo, agora podemos agir como filhos e filhas de Deus (Romanos 12:2; 2 Coríntios 6:17–18). A nossa verdadeira família é o corpo de Cristo, e Deus é um Pai Celestial para os Seus filhos. Nossa escolha de seguir a Cristo é o maior presente que podemos dar às gerações futuras.

English



Voltar à página principal em português

Deus pode quebrar o ciclo do pecado geracional?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries