settings icon
share icon
Pergunta

O que significa que o céu e a terra passarão?

Resposta


Em breve e sem demora são termos relativos. Se você está preparando uma refeição, em breve e sem demora podem significar que ela estará pronta nos próximos cinco minutos. Se você está esperando o nascimento de um filho, sem demora pode significar qualquer coisa até nove meses. Então, quando perguntamos: "Jesus voltará em breve?" temos que qualificar o significado de breve.

A Bíblia sempre nos adverte que este mundo não durará para sempre. “Passará o céu e a terra”, disse Jesus em Mateus 24:35. Sua declaração foi no contexto das profecias dos fins dos tempos e da natureza eterna das palavras de Jesus: "Minhas palavras nunca passarão." Isso significa que confiar em Jesus é mais sábio do que confiar em qualquer coisa neste mundo.

Jesus também Se refere à passagem do céu e da terra em Mateus 5:18. Em Apocalipse 21:1, João escreve sobre um novo céu e uma nova terra no estado eterno, tendo visto que “não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas” (cf. Isaías 65:17 e 2 Pedro 3:13). “Passar” é desaparecer ou não existir mais. Isso se refere ao céu e à terra físicos - o mundo material e tudo o que ele contém - mas não aos espíritos/almas dos habitantes desses lugares. As escrituras deixam claro que as pessoas sobreviverão ao universo material atual, algumas em um estado de bem-aventurança eterna e outras em um estado de miséria eterna, e que o universo atual será substituído por outro que nunca conhecerá a contaminação do pecado.

O método de destruição deste mundo é revelado em 2 Pedro 3:10-12: “o Dia do Senhor virá como um ladrão. Naquele dia os céus passarão com grande estrondo, e os elementos se desfarão pelo fogo….. desse dia, os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos se derreterão pelo calor.” Nos dias de Noé, o mundo foi destruído com água, mas Deus prometeu não enviar mais inundações globais (Gênesis 9:11). No Dia do Senhor, o universo será destruído pelo fogo.

O profeta Isaías predisse a passagem do céu e da terra também. “Todo o exército dos céus se dissolverá, e os céus se enrolarão como um pergaminho; todo o exército dos céus cairá, como cai a folha da videira e a folha da figueira” (Isaías 34:4). O Senhor garante a Seu povo que, mesmo enquanto o céu e a terra estiverem passando, Sua salvação está segura: “Levantem os olhos para os céus e olhem para a terra, aqui embaixo! Porque os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra envelhecerá como a roupa; os seus moradores morrerão como mosquitos, mas a minha salvação durará para sempre, e a minha justiça não será anulada” (Isaías 51:6).

Saber que o céu e a terra passarão nos dá uma perspectiva de vida. Este mundo não é nossa casa. “Nós, porém, segundo a promessa de Deus, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça” (2 Pedro 3:13). Jesus nos diz para termos as prioridades adequadas: “Não acumulem tesouros sobre a terra, onde as traças e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntem tesouros no céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam” (Mateus 6:19–20). E Pedro, depois de nos lembrar da natureza temporária deste mundo, diz: “Por essa razão, amados, esperando estas coisas, esforcem-se para que Deus os encontre sem mácula, sem culpa e em paz” (2 Pedro 3:14).

English



Voltar à página principal em português

O que significa que o céu e a terra passarão?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries