settings icon
share icon
Pergunta

Eu sou um cristão viciado no fumo. Como posso parar?

Resposta


Muitos cristãos que têm sido grandes fumantes por anos podem facilmente se identificar com o sofrimento e a luta de alguém tentando parar de fumar. Certamente não é fácil, mas pode ser feito. Muitos fumantes de dois maços por dia são agora livres do fumo e podem atestar o fato de que isso pode ser feito quando nos entregamos a Deus e confiamos em Sua força e poder.

Há inúmeras razões por que abandonar o hábito de fumar é uma boa ideia para todos, mas especialmente para os cristãos. Se um cristão não tiver certeza de por que deve parar de fumar e se é ou não um pecado, o nosso artigo intitulado "Qual é a visão cristã de fumar? Fumar é um pecado?" seria um bom lugar para começar. Os motivos descritos no artigo devem dar mais motivação para um fumante que ainda não tem certeza se deve ou não parar. Se alguém já tiver decidido parar de fumar, deve-se entender que alcançar isso é uma das coisas mais difíceis de fazer. Pesquisas mostram que a nicotina é uma substância muito viciante, ainda mais viciante que a heroína, dizem alguns.

Mas esse fato não precisa nos desanimar. Paulo nos diz em Filipenses: "tudo posso naquele que me fortalece" Filipenses 4:13. Embora seja difícil e parar totalmente leve algum tempo até não mais se desejar cigarros, como cristãos, devemos buscar a nossa ajuda de Deus. Fixamos nosso coração nas coisas do alto e oramos para que o Senhor nos dê a força para obter a vitória nesta provação. Tantas pessoas deixam o Senhor de fora da sua tentativa de superar os maus hábitos, e isso é um grande erro. A oração é expressamente para estes tipos de situações, onde podemos levar nossos problemas diretamente ao trono de Deus para que Ele possa resolvê-los.

Depender do poder do Espírito Santo não significa necessariamente que a auxílio médico não possa ser usado também. Muitos têm recebido grande ajuda através dos vários adesivos, gomas, pastilhas, etc. Após a oração e consulta com um médico, se Deus lhe der paz sobre o uso de algo assim, não há nenhuma razão bíblica contra.

Deus declarou que Sua graça é suficiente (2 Coríntios 12:9). Onde estamos fracos, Ele é forte. O nosso desejo por cigarros será reduzido à medida que crescemos e ganhamos força no Senhor. O poder de Deus vai trabalhar dentro de nós para aliviar a pressão de fumar, tudo para a Sua glória. Deus nos dará a força para colocar Cristo em primeiro lugar e nossos desejos por último. Através disso veremos que aquilo de que abrimos mão será mais do que compensado pelo que ganhamos.

English



Voltar à página principal em português

Eu sou um cristão viciado no fumo. Como posso parar?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries