settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado da parábola do amigo necessitado (vizinho persistente)?

Resposta


Imediatamente após ensinar os discípulos a orar o Pai Nosso, Jesus contou a história do vizinho que estava precisando de pão para uma visita (Lucas 11:5-10). Os discípulos tinham acabado de pedir a Ele que os ensinasse a orar (Lucas 11:1), e a lição que Ele está ensinando por meio dessa parábola é ser persistente na oração. Essa é a primeira de duas parábolas que Jesus usa para transmitir esse conceito - a segunda é a parábola da viúva persistente e do juiz injusto em Lucas 18:1-8. Paulo reitera esse mesmo conceito em 1 Tessalonicenses 5:17.

Os personagens da história são um aldeão que está na cama com sua família à meia-noite e um vizinho com uma necessidade. A hospitalidade era um costume rigorosamente observado no Oriente Médio, e um homem pego sem pão para um visitante estaria em uma posição vergonhosa e desesperadamente necessitada. Somente uma necessidade como essa levaria um homem à casa de seu vizinho à meia-noite. E somente essa necessidade levaria o homem a esse nível de persistência. A palavra grega traduzida como "ousadia" e "persistência" implica atrevimento e audácia. É isso que Jesus está dizendo que deve ser nossa atitude ao nos aproximarmos do trono da graça - uma ousadia confiante que persiste em buscar a Deus até que Ele nos conceda misericórdia e graça (Hebreus 4:16).

Uma palavra de cautela é apropriada aqui. Nunca devemos nos aproximar de Deus com impertinência ou com uma atitude exigente ou desrespeitosa. Tiago nos diz que não temos porque não pedimos, ou porque pedimos com os motivos errados (Tiago 4:3). O fato de Deus permitir que nos aproximemos dEle é uma indicação de Sua misericórdia e graciosidade para com os pecadores. Mas Ele é o nosso Abba Pai (Romanos 8:15), e nós somos Seus filhos. Nós nos apresentamos a Ele como uma criança se apresenta a seu pai terreno, na confiança de que seu pai a ama e quer o melhor para ela. E se esse homem daria ao seu vizinho o que ele queria, não por amizade, mas apenas por causa de sua ousadia desavergonhada, quanto mais Deus, que nos ama perfeitamente, nos dará quando chegarmos à Sua presença?

Jesus nos diz para pedirmos e continuarmos pedindo (Mateus 7:7), e tudo o que pedirmos de acordo com a vontade de Deus nos será garantido. Ele havia acabado de ensinar os discípulos a orar o Pai Nosso, que inclui a frase "Seja feita a tua vontade" (Lucas 11:2). Então, juntando tudo isso, vemos que devemos ser persistentes em pedir que Deus trabalhe em nossa vida e responda às nossas orações de acordo com a Sua perfeita vontade e tempo, tendo confiança de que Ele o fará.

Quando oramos sem cessar e temos confiança em Deus, os benefícios são muitos. Experimentamos a bondade de Deus ao nos comunicarmos com Ele. Tornamo-nos participantes ávidos dos propósitos de Deus, entregando nossas vidas e vontades a Ele. E entramos em Sua presença com ousadia e segurança, sabendo que Ele nos abençoará com Sua comunhão e amor.

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado da parábola do amigo necessitado (vizinho persistente)?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries