settings icon
share icon
Pergunta

O que é a Parábola do Trigo e do Joio?

Resposta


A Parábola do Trigo e do Joio está repleta de significado espiritual e verdade. Entretanto, apesar da explicação clara da parábola dada por Jesus (Mateus 13:36-43), essa parábola é muitas vezes mal interpretada. Muitos comentários e sermões tentaram usar essa história como uma ilustração da condição da igreja, observando que há crentes verdadeiros (o trigo) e falsos professantes (o joio) tanto na igreja em geral quanto nas igrejas locais individuais. Embora isso possa ser verdade, Jesus explica claramente que o campo não é a igreja; é o mundo (v. 38).

Mesmo que Ele não tivesse nos dito especificamente que o mundo é o cenário da história, isso ainda seria óbvio. O proprietário diz aos servos que não arranquem as ervas daninhas do campo, mas que as deixem até o fim dos tempos. Se o campo fosse a igreja, essa ordem contradiria diretamente o ensinamento de Jesus em Mateus 18, que nos diz como lidar com pecadores impenitentes na igreja: eles devem ser expulsos da comunhão e tratados como incrédulos. Jesus nunca nos instruiu a permitir que pecadores impenitentes permanecessem em nosso meio até o fim dos tempos. Portanto, Jesus está ensinando aqui sobre "o reino dos céus" (v. 24) no mundo.

Na sociedade agrícola da época de Cristo, muitos fazendeiros dependiam da qualidade de suas colheitas. Um inimigo que semeasse ervas daninhas teria sabotado um negócio. O joio da parábola provavelmente era joio, pois essa erva daninha, até amadurecer, parece trigo. Sem os modernos herbicidas, o que um agricultor sábio faria em um dilema como esse? Em vez de arrancar o trigo junto com o joio, o proprietário da terra nessa parábola esperou sabiamente até a colheita. Após a colheita de todo o campo, o joio poderia ser separado e queimado. O trigo seria guardado no celeiro.

Na explicação da parábola, Cristo declara que Ele mesmo é o semeador. Ele espalha Sua semente redimida, os verdadeiros crentes, no campo do mundo. Por meio de Sua graça, esses cristãos produzem o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-24). A presença deles na Terra é a razão pela qual o "reino dos céus" é como o campo do mundo. Quando Jesus disse: "está próximo o Reino dos Céus" (Mateus 3:2; 4:17), Ele se referia ao reino espiritual que existe na Terra lado a lado com o reino do maligno (1 João 5:19). Quando o reino dos céus se concretizar, o céu será uma realidade e não haverá "joio" entre o "trigo". Mas, por enquanto, tanto as sementes boas quanto as ruins amadurecem no mundo.

O inimigo da parábola é Satanás. Em oposição a Jesus Cristo, o diabo tenta destruir a obra de Cristo colocando no mundo falsos crentes e mestres que desviam muitas pessoas do caminho certo. Basta dar uma olhada no último escândalo dos televangelistas para saber que o mundo está cheio de "cristãos" que se declaram cristãos, cujas ações ímpias trazem reprovação ao nome de Cristo. Mas não devemos perseguir essas pessoas em um esforço para destruí-las. Por um lado, não sabemos se crentes imaturos e inocentes podem ser prejudicados por nossos esforços. Além disso, basta olhar para a Inquisição Espanhola, as Cruzadas e o reinado de "Maria Sangrenta" na Inglaterra para ver os resultados de homens que tomam para si a responsabilidade de separar os verdadeiros crentes dos falsos, uma tarefa reservada somente a Deus. Em vez de exigir que esses falsos crentes sejam extirpados do mundo e, possivelmente, ferir os crentes imaturos no processo, Cristo permite que eles permaneçam até Seu retorno. Naquele momento, os anjos separarão os verdadeiros dos falsos crentes.

Além disso, não devemos tomar para nós a responsabilidade de arrancar os incrédulos, pois a diferença entre os verdadeiros e os falsos crentes nem sempre é óbvia. O joio, especialmente nos estágios iniciais de crescimento, assemelha-se ao trigo. Da mesma forma, um falso crente pode se assemelhar a um crente verdadeiro. Em Mateus 7:22, Jesus advertiu que muitos professam a fé, mas não O conhecem. Portanto, cada pessoa deve examinar o seu próprio relacionamento com Cristo (2 Coríntios 13:5). Primeira João é um excelente teste de salvação.

Jesus Cristo um dia estabelecerá a verdadeira justiça. Depois que Ele arrebatar a verdadeira igreja deste mundo, Deus derramará Sua justa ira sobre o mundo. Durante essa tribulação, Ele atrairá outras pessoas para a fé salvadora em Jesus Cristo. No final da tribulação, todos os descrentes serão julgados por seus pecados e descrença; depois, serão removidos da presença de Deus. Os verdadeiros seguidores de Cristo reinarão com Ele. Que esperança gloriosa para o "trigo"!

English



Voltar à página principal em português

O que é a Parábola do Trigo e do Joio?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries