settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado da Parábola dos Trabalhadores na Vinha?

Resposta


Essa longa parábola é encontrada somente no evangelho de Mateus. Jesus conta a Parábola dos Trabalhadores da Vinha (Mateus 20:1-16) em resposta à pergunta de Pedro em Mateus 19:27: "Nós deixamos tudo e te seguimos. Que recompensa teremos?" Pedro queria saber que recompensa seria dada àqueles que deixassem tudo para seguir Jesus. Em resposta, Jesus explica esta verdade sobre o reino dos céus.

Plantar, manter e colher vinhedos na Israel do primeiro século era um trabalho extenuante que exigia trabalho físico pesado no calor do verão. Muitas vezes, eram necessários trabalhadores adicionais para realizar todo o trabalho. O proprietário desse vinhedo em particular foi ao mercado na primeira hora da manhã (6h00) para encontrar trabalhadores para o dia. O salário oferecido de um denário, o pagamento de um soldado romano por um dia, era realmente generoso. Os trabalhadores do primeiro grupo ficaram mais do que felizes em trabalhar pelo salário generoso.

À medida que o dia avançava e mais trabalhadores eram contratados, o salário específico não foi mencionado, mas o proprietário prometeu pagar "o que fosse justo". Aparentemente, os trabalhadores tinham confiança suficiente no caráter do fazendeiro para confiar em sua palavra. Ao todo, quatro grupos de trabalhadores foram contratados, sendo que o último grupo foi contratado apenas uma hora antes do fim do dia. Quando chegou a hora de pagar os salários, o primeiro grupo de trabalhadores viu o último grupo recebendo um denário e, naturalmente, pensou que receberia mais, pois havia trabalhado por mais tempo. Sua raiva contra o proprietário de terras se espalhou quando viram que todos receberiam o mesmo, embora tivessem recebido exatamente o que haviam combinado quando foram contratados. O proprietário do terreno foi forçado a defender suas ações perante o primeiro grupo, embora tivesse lidado com eles de forma perfeitamente justa, de acordo com o contrato.

O fazendeiro, cuja decisão de pagar o mesmo a todos os trabalhadores foi um ato de misericórdia - não de injustiça - representa Deus, cuja graça e misericórdia são derramadas abundantemente sobre aqueles que Ele escolhe. "Porque ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e compaixão de quem eu quiser ter compaixão. Assim, isso não depende da vontade nem do esforço de alguém, mas de Deus mostrar misericórdia" (Romanos 9:15-16). No que diz respeito à salvação, Sua graça e misericórdia são concedidas àqueles cujas obras hipócritas jamais poderiam obtê-las. Todos nós somos pecadores e "carecemos da glória de Deus" (Romanos 3:23), mas Sua graça é suficiente para redimir todos os que creem. Independentemente de Deus chamar alguém cedo ou tarde na vida para participar de Sua graça, a glória e o louvor por nossa salvação são dEle e somente dEle, e de forma alguma se trata de injustiça. Assim como o proprietário de terras tem o direito de fazer o que quiser com seu próprio dinheiro, Deus também tem o direito de ter misericórdia de quem Ele quiser ter misericórdia.

O primeiro grupo de trabalhadores da vinha se ressentia de receber o mesmo salário que o último grupo. A atitude deles era semelhante à dos fariseus, que ficaram furiosos com o ensinamento de Jesus de que outros poderiam herdar um reino celestial que eles pensavam estar reservado somente para eles. Eles desprezavam Jesus por oferecer o reino a pecadores pobres, oprimidos e fracos, a quem Ele tornou iguais a eles. No versículo 15, o fazendeiro pergunta: "Ou os teus olhos são maus porque sou generoso?" O "mau-olhado" era uma expressão hebraica que se referia ao ciúme e à inveja. A bondade e a misericórdia de Deus produziram nos fariseus hipócritas o olho mau da inveja. O restante dos trabalhadores recebeu seu salário sem reclamar ou invejar os outros. Da mesma forma, como cristãos, devemos nos alegrar quando outras pessoas vêm ao Salvador, assim como devemos nos alegrar com o serviço que outros prestam a Ele. Ele é fiel para nos recompensar por nosso serviço, conforme prometeu, e o modo como Ele recompensa os outros não deve ter nenhuma importância para nós, nem deve afetar nossa devoção a Ele.

A mensagem do versículo 16: "os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos", é que não importa quanto tempo ou quanto esforço um crente faça durante sua vida, a recompensa da vida eterna será a mesma dada a todos - uma eternidade de felicidade no céu na presença de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo. O ladrão na cruz (Lucas 23:39-43), cuja vida de serviço foi limitada a um momento de arrependimento e confissão de fé em Cristo, recebeu a mesma recompensa de vida eterna que o apóstolo Paulo. É claro que as Escrituras também ensinam que há diferentes recompensas no céu para diferentes serviços, mas a recompensa final da vida eterna será alcançada por todos igualmente.

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado da Parábola dos Trabalhadores na Vinha?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries