settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado da parábola da semente que cresce (Marcos 4:26-29)?

Resposta


A primeira coisa que notamos sobre essa parábola é a sua semelhança com a Parábola do Semeador em Marcos 4:2-9. De certa forma, essa parábola expande o ensinamento de Jesus sobre como o "solo bom" (um coração receptivo) recebe a "semente" (a Palavra de Deus).

Na parábola da semente que cresce, Jesus fala de um homem que espalha a semente no chão e depois deixa a natureza seguir seu curso. À medida que o homem que semeou a semente vai fazendo seu trabalho, dia após dia, a semente começa a surtir efeito. Primeiro, a semente brota; depois, produz um talo e folhas, em seguida, uma cabeça de grão e, finalmente, grãos totalmente desenvolvidos na cabeça. Jesus enfatiza que tudo isso acontece sem a ajuda do homem. O homem que espalhou a semente não consegue nem mesmo entender completamente como isso acontece - é simplesmente o trabalho da natureza. "A terra produz o grão por si mesma" (versículo 28).

A parábola termina com uma colheita. Assim que o grão está maduro, a foice é usada e a semente é colhida. Isso acontece no momento certo.

Jesus não explicou essa parábola, como fez com outras. Em vez disso, Ele deixou que nós entendêssemos seu significado. Considerando que a semente é a Palavra de Deus, como em Marcos 4:14, podemos interpretar o crescimento das plantas como o trabalho da Palavra de Deus nos corações individuais. O fato de a plantação crescer sem a intervenção do agricultor significa que Deus pode realizar Seus propósitos mesmo quando estamos ausentes ou não temos consciência do que Ele está fazendo. O objetivo é o grão amadurecido. No momento certo, a Palavra produzirá seu fruto, e o Senhor da colheita (Lucas 10:2) será glorificado.

A verdade dessa parábola é bem ilustrada no crescimento da igreja primitiva: "Eu plantei; Apolo regou; mas foi Deus quem deu o crescimento" (1 Coríntios 3:6). Assim como um fazendeiro não pode forçar uma plantação a crescer, um evangelista não pode forçar a vida espiritual ou o crescimento de outras pessoas.

Para resumir o ponto da Parábola da Semente Crescente: "A maneira como Deus usa Sua Palavra no coração de uma pessoa é misteriosa e completamente independente do esforço humano." Que sejamos fiéis em "semear a semente", orar por uma colheita e deixar os resultados para o Senhor!

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado da parábola da semente que cresce (Marcos 4:26-29)?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries