settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado da Parábola do Semeador?

Resposta


A Parábola do Semeador (também conhecida como a Parábola dos Quatro Solos) é encontrada em Mateus 13:3-9; Marcos 4:2-9; e Lucas 8:4-8. Depois de apresentar essa parábola à multidão, Jesus a interpreta para Seus discípulos em Mateus 13:18-23; Marcos 4:13-20; e Lucas 8:11-15.

A Parábola do Semeador fala de um semeador que espalha a semente, que cai em quatro tipos diferentes de solo. O solo duro "à beira do caminho" impede que a semente brote, e ela se torna apenas alimento para pássaros. O solo pedregoso fornece terra suficiente para que as sementes germinem e comecem a crescer, mas como não há "profundidade de terra", as plantas não criam raízes e logo murcham ao sol. O solo espinhoso permite que a semente cresça, mas os espinhos concorrentes sufocam a vida das plantas benéficas. A terra boa recebe a semente e produz muitos frutos.

A explicação de Jesus sobre a Parábola do Semeador destaca quatro respostas diferentes ao evangelho. A semente é "a palavra do reino". O solo duro representa alguém que está endurecido pelo pecado; ele ouve, mas não entende a Palavra, e Satanás arranca a mensagem, mantendo o coração entorpecido e impedindo que a Palavra cause uma impressão. O solo pedregoso retrata um homem que professa ter prazer com a Palavra; no entanto, seu coração não é mudado e, quando surgem problemas, sua suposta fé desaparece rapidamente. O solo espinhoso retrata alguém que parece receber a Palavra, mas cujo coração está cheio de riquezas, prazeres e luxúrias; as coisas deste mundo tiram seu tempo e atenção da Palavra, e ele acaba não tendo tempo para ela. A boa terra retrata aquele que ouve, entende e recebe a Palavra - e então permite que a Palavra realize seu resultado em sua vida. O homem representado pela "boa terra" é o único dos quatro que é verdadeiramente salvo, porque a prova da salvação é o fruto (Mateus 3:7-8; 7:15-20).

Para resumir o ponto da Parábola do Semeador: "A recepção da Palavra de Deus por um homem é determinada pela condição de seu coração". Uma lição secundária seria: "A salvação é mais do que um ouvir superficial, embora alegre, do evangelho. Alguém que é verdadeiramente salvo continuará a provar isso." Que nossa fé e nossa vida exemplifiquem o "bom solo" da Parábola do Semeador.

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado da Parábola do Semeador?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries