settings icon
share icon
Pergunta

Qual é o significado da Parábola do Rico Insensato?

Resposta


A Parábola do Rico Insensato encontra-se em Lucas 12:13-21. A chave para entender essa parábola está no versículo 15 (e depois resumida no versículo 21). Lucas 12:15 diz: "Cuidado! Evitai todo tipo de cobiça; pois a vida do homem não consiste na grande quantidade de coisas que ele possui." Jesus diz isso ao homem que Lhe pediu para arbitrar entre ele e seu irmão. Nos tempos antigos, o primogênito tinha a garantia de uma porção dupla da herança familiar. Muito provavelmente, o irmão que se dirigia a Jesus não era o primogênito e estava pedindo uma parte igual da herança. Jesus se recusa a arbitrar a disputa entre eles e vai ao cerne da questão: A cobiça! Jesus adverte essa pessoa, e todos os que estão ao seu alcance, de que nossa vida não deve se resumir a acumular riquezas. A vida é muito mais do que a "abundância de bens".

Jesus passou a contar ao homem a Parábola do Rico Insensato. Essa pessoa foi abençoada materialmente por Deus; sua terra "produziu com fartura" (versículo 16). Como Deus continuou a abençoar o homem, em vez de usar seu aumento para promover a vontade de Deus, ele só estava interessado em administrar seu aumento e acumular sua riqueza crescente. Assim, o homem constrói celeiros maiores no lugar dos existentes e começa a planejar uma aposentadoria antecipada. Sem que ele soubesse, aquela era sua última noite no planeta Terra. Jesus então encerra a história dizendo: "Assim é aquele que ajunta tesouros para si, mas não é rico diante de Deus."

Portanto, o objetivo da Parábola do Rico Insensato é duplo. Primeiro, não devemos dedicar nossa vida à coleta e ao acúmulo de riquezas. Há um ponto interessante na parábola. Deus diz ao homem da história: "e o que tens preparado, para quem será?" Isso ecoa o pensamento expresso em Eclesiastes 2:18 ("Também detestei todas as coisas que me havia esforçado por fazer debaixo do sol, visto que tenho de deixá-lás ao que me suceder"). Você vê isso o tempo todo em pessoas que se dedicam exclusivamente ao acúmulo de riquezas. O que acontece com toda essa riqueza quando elas morrem? Ela é deixada para outros que não a ganharam e não a apreciarão. Além disso, se o dinheiro é seu senhor, isso significa que Deus não é (Mateus 6:24).

O segundo ponto da Parábola do Rico Insensato é o fato de que não somos abençoados por Deus para acumular nossa riqueza para nós mesmos. Somos abençoados para sermos uma bênção na vida de outras pessoas e para edificar o reino de Deus. A Bíblia diz que, se nossas riquezas aumentarem, não devemos colocar nosso coração nelas (Salmo 62:10). A Bíblia também diz que há alguém que distribui com generosidade e fica ainda mais rico (Provérbios 11:24). Por fim, a Bíblia diz que devemos honrar a Deus com as primícias de nossa colheita (Provérbios 3:9-10). A questão é clara: se honrarmos a Deus com o que Ele nos deu, Ele nos abençoará com mais para que possamos honrá-lo com mais. Há uma passagem em 2 Coríntios que resume isso muito bem (2 Coríntios 9:6-15). Nessa passagem, Paulo diz: "E Deus é poderoso para fazer toda a graça transbordar em vós, a fim de que, tendo sempre o suficiente em tudo, transbordeis em toda boa obra." Somos abençoados por Deus para que possamos, por nossa vez, "transbordar em toda boa obra" e ser uma bênção na vida de outras pessoas. Portanto, se Deus o abençoou com riquezas materiais, "não ponha nisso o seu coração" e "seja rico para com Deus". Essa é a mensagem da Parábola do Rico Insensato.

English



Voltar à página principal em português

Qual é o significado da Parábola do Rico Insensato?
Assine a

Pergunta da Semana

Comparte esta página: Facebook icon Twitter icon YouTube icon Pinterest icon Email icon
© Copyright Got Questions Ministries